Suporte de longo prazo é necessário para a recuperação de Tonga
Este sábado (22), marcou uma semana desde que um enorme vulcão submarino entrou em erupção perto da ilha de Tonga, no Pacífico Sul.
O apoio de outros países está em franco desenvolvimento.
A Austrália e a Nova Zelândia fornecem água potável, equipamentos de comunicação e outros suprimentos desde quinta-feira (20).
Uma aeronave da Força Aérea de Auto-Defesa Japonesa chegou a Tonga com uma carga de água potável no sábado (22).
Mas os residentes locais estão preocupados com os danos à agricultura causados pelas cinzas vulcânicas e pela falta de energia.
Setoya Yutaro, membro da equipe da Organização Mundial da Saúde, disse à NHK da capital Tongan de Nuku’alofa por telefone que a situação é calma, mas que as cinzas ainda estão caindo.
Setoya disse que 99% da ilha está coberta de cinzas, as colheitas foram danificadas e a distribuição foi paralisada. Ele disse que os suprimentos de alimentos e água estão diminuindo. Outras ilhas estão ficando sem combustível e podem não ser capazes de gerar eletricidade em breve.
Setoya também disse que muitas casas haviam sido parcial ou completamente destruídas. A recuperação do desastre levará tempo e que será necessário apoio a longo prazo.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am