Rússia quer uma liderança pró Moscou na Ucrânia, diz o Reino Unido
O Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha informa que a Rússia está planejando derrubar a administração do presidente, pró-ocidental, ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, e substituí-lo por um líder pró Moscou. A Rússia nega a acusação.
O Ministério das Relações Exteriores britânico afirma que o ex-membro do parlamento ucraniano, Yevhen Murayev, é o candidato mais provável.
O Ministério das Relações Exteriores também diz que os serviços de inteligência russos mantêm vínculos com muitos ex-políticos ucranianos. Também nomeou outros quatro possíveis candidatos, incluindo o ex-Primeiro Ministro, Mykola Azarov.
O Ministério das Relações Exteriores russo respondeu que o Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha estava circulando desinformação e instou-o a cessar suas atividades provocatórias.
A tensão continua elevada, pois a Rússia reuniu aproximadamente 100.000 soldados perto de sua fronteira com a Ucrânia.
A Grã-Bretanha insiste que a Rússia está planejando um ataque à Ucrânia. A ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, diz que “qualquer incursão militar russa na Ucrânia seria um enorme erro estratégico com custos severos”.
O Secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, revelou na última segunda-feira (17) que Londres começou a fornecer armas à Ucrânia para aumentar sua capacidade defensiva.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am