Preso ex-chefe de segurança do Cazaquistão
O ex-chefe de segurança do Cazaquistão foi preso por suspeita de traição, uma vez que a agitação sobre os preços dos combustíveis continua na antiga república soviética.
A prisão de Karim Massimov foi anunciada no sábado (8) pelo Comitê de Segurança Nacional. Ele chefiou o comitê até sua demissão dois dias antes.
Massimov serviu como primeiro ministro sob a administração do ex-presidente Nursultan Nazarbayev. Sua prisão indica que estão em andamento ações contra os considerados responsáveis pela agitação.
O governo cazaque vem reprimindo os protestos em todo o país, denunciando-os como atos de terrorismo.
A repressão deixou até agora 26 manifestantes e 18 oficiais de segurança mortos, segundo o governo. Mais de 4.400 pessoas foram detidas.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou um plano para organizar um grupo aéreo de mais de 70 aeronaves militares e enviar tropas para o Cazaquistão em mais de 20 destacamentos como parte das atividades da Organização do Tratado de Segurança Coletiva liderada pela Rússia. A CSTO é uma aliança militar entre a Rússia e cinco ex-repúblicas soviéticas.
As tropas da CSTO serão destacadas no Cazaquistão em resposta a um pedido do governo cazaque.
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que não está claro por que eles sentem a necessidade de qualquer assistência externa.
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm