Nasce o filho da atriz e youtuber indígena Kapaí Kalapalo

Nasceu em 12 de janeiro Tálik, filho da indígena xinguana Kapaí Kalapalo (31), atriz, artesã, youtuber, comunicadora e empresária na empresa Tukanape. Natural do Alto Xingu-Mato Grosso, Kapai nasceu na aldeia Yawalapiti, mas reside em São Paulo com o marido Aruan Khaiowa e parte da sua família. O restante continua vivendo na aldeia.

Pertencente a duas etnias indígenas, sendo a Kalapalo por parte de pai e Aweti por parte de mãe, Kapai tem familiares que vivem na cidade e outros na aldeia. Ela chegou em São Paulo acompanhada da família quando tinha 16 anos. Kapai comercializa artes indígenas que são criadas por familiares.

Segundo Kapaí Kalapalo, a arte indígena requer horas de experimentos, inspiração, paciência e muito trabalho, seja em um simples grafismo ou um cocar, tudo que nela se manifesta tem um significado, uma origem, uma história, cheia de detalhes, só assim faz sentido de ser uma arte Indígena.

Entre seus trabalhos artísticos, participou juntamente com o marido do núcleo indígena da novela das 18h “Novo Mundo” (Rede Globo) (2017) e da série Brasil a Bordo (2017).

Aruan Khaiowa participou em 2017 do longa-metragem “Não Devore Meu Coração”, protagonizado por Cauã Reymond e participação do cantor Ney Matogrosso. O filme aborda a questão da violência na fronteira com o Paraguai.

Em 2018, Kapaí Kalapalo e Aruan Kaiowa participaram do clipe  “Sou + Eu” da cantora Gaby Amarantos, durante o programa “Fantástico” (Rede Globo). No clipe, a cantora apresentou o oposto dos padrões impostos pela sociedade com a presença de pessoas de diversas etnias e estilos, mostrando o índio fora desse estereótipo de alguém moreninho e de cabelo liso”, segundo Gaby.

Kapai usa as redes sociais para ensinar sobre a cultura indígena já que muitos seguidores tem curiosidade sobre o significado de certas palavras. Por pertencer a duas etnias diferentes, ela fala o idioma Karib da tribo do pai e Tupí por parte da mãe. O que muita gente não sabe é que palavras que usamos como pipoca, guaraná, abacaxi e saci são palavras indígenas em Tupi. No vídeo abaixo, Kapai conta um pouco sobre sua vida na aldeia, rituais e costumes.

Facebook: https://www.facebook.com/KapaiKOficial/
Instagram: https://www.instagram.com/kapaikalapalo/
Twitter: https://twitter.com/kapaikalapalo
Youtube: http://m.youtube.com/c/KapaiKalapalo

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)