Líder militar de Myanmar ‘apóia’ o esforço de paz da ASEAN
O líder militar de Myanmar concordou em apoiar a Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, que trabalha para restaurar a paz em seu país.
O general sênior, Min Aung Hlaing, fez a promessa em uma declaração conjunta na sexta-feira (7) após se encontrar com o primeiro-ministro cambojano Hun Sen, que estava visitando Myanmar pela primeira vez.
A declaração dizia que o líder militar ajudará um enviado especial da ASEAN a mediar o diálogo entre as forças militares e pró-democracia.
Ele também disse que prorrogará um cessar-fogo com as milícias de minorias étnicas até o final do ano.
O Camboja é a presidência rotativa da ASEAN este ano. Hun Sen expressou sua disposição de trazer Myanmar de volta às cúpulas do grupo.
Min Aung Hlaing, que liderou um golpe em fevereiro passado, está atualmente impedido de comparecer devido à contínua repressão dos militares contra os ativistas.
Os militares de Myanmar têm sido relutantes em aceitar um mediador, apesar de anteriormente expressarem apoio ao enviado especial da ASEAN ao país e concordarem com um cessar-fogo.
Espera-se que a ASEAN discuta formas de lidar com Myanmar com base nos resultados da visita de Hun Sen.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am