Japão enviará pessoal da Força de Auto-Defesa para ajudar Tonga
O Ministério da Defesa do Japão informa que enviará três oficiais da Força de Auto-defesa, ou Self-Defense Force – SDF, para a Austrália na quinta-feira (20) para avaliar os danos em Tonga, que foi atingida pela recente erupção vulcânica e pelo desastre do tsunami.
O ministério planeja estudar maneiras de transportar suprimentos de emergência utilizando navios e aeronaves da SDF.
O Ministro da Defesa, Oniki Makoto, disse que o ministério e a SDF tomarão medidas detalhadas para as pessoas afligidas em Tonga.
Em uma reunião on-line na quarta-feira (19), o coordenador da ONU para operações de socorro em Fiji, Jonathan Veitch, disse que remover as cinzas da pista do aeroporto na ilha principal de Tonga se mostrou mais difícil do que se pensava, impedindo as aeronaves de entregar suprimentos de emergência.
O funcionário disse que levará vários dias para que os navios da Nova Zelândia e de outros países cheguem. Ele enfatizou que era urgente tornar o aeroporto operacional para fornecer rapidamente água potável e outros suprimentos.
O governo de Tongan anunciou na terça-feira (18) à noite que o desastre deixou até agora três pessoas mortas e muitas outras feridas, com casas desmoronadas nas ilhas.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am