Japão e Austrália assinarão pacto de cooperação de segurança
O Japão e a Austrália estão prontos para assinar um tratado para fortalecer a cooperação bilateral de defesa e segurança em uma cúpula virtual nesta quinta-feira (6).
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou em uma declaração na quarta-feira (5) que ele e o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, assinarão um Acordo de Acesso Recíproco.
O pacto estabelecerá a estrutura para o manuseio de armas e munições e a resposta a incidentes e acidentes inesperados. Será aplicado quando as Forças de Autodefesa do Japão e os militares australianos realizarem exercícios conjuntos e outras atividades no país um do outro.
A Austrália será o primeiro país com o qual o Japão assinará um pacto desse tipo, além dos Estados Unidos. O Japão e os EUA já têm um Acordo de Status of Forces.
Morrison disse: “Este tratado será uma declaração do compromisso de nossas duas nações de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios estratégicos de segurança que enfrentamos e de contribuir para uma região Indo-Pacífico segura e estável”.
A Austrália, aparentemente, quer laços de segurança mais fortes com o Japão para refrear as atividades marítimas da China.
Morrison acrescentou que a parceria Austrália-Japão reflete seus valores compartilhados e seu compromisso com a democracia e os direitos humanos.
Ele também expressou a esperança de expandir a cooperação dentro da chamada aliança Quad que compreende o Japão, a Austrália, os EUA e a Índia.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am