Dois anos desde que a China bloqueou a cidade de Wuhan
Este domingo (23) marca dois anos desde que a China impôs um lockdown na cidade de Wuhan para controlar a epidemia do coronavírus chinês.
O bloqueio de Wuhan, na província de Hubei, ocorreu em meio ao primeiro surto mundial confirmado de coronavírus chinês na cidade. A medida durou dois meses e meio.
O sistema de saúde de Wuhan entrou em colapso devido a um surto no número de pacientes com coronavírus chinês.
As autoridades dizem que, até abril de 2020, mais de 3.800 pessoas haviam morrido da doença na cidade. Mas eles dizem que nenhuma transmissão comunitária do vírus foi observada na cidade desde agosto passado.
O governo central tem mantido uma política de “zero COVID” para evitar a propagação do vírus chinês. Ela envolve testes PCR em larga escala e bloqueios em áreas onde foram relatadas infecções.
As autoridades implementaram um bloqueio de fato na cidade de Xi’an, na província de Shaanxi, em dezembro passado. A cidade tem uma população de cerca de 13 milhões de habitantes, o que torna a medida equivalente à de Wuhan no número de pessoas afetadas. O confinamento permanece em vigor em parte de Xi’an.
As autoridades também isolaram algumas áreas de Pequim, a cidade próxima de Tianjin, e em outros lugares depois que casos da variante Ômicron do coronavírus foram detectados ali.
As autoridades estão, agora, se preparando para conter as infecções antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, cuja cerimônia de abertura acontece em 4 de fevereiro.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am