Coréia do Norte pode ter disparado míssil hipersônico
Um jornal sul-coreano informa que o míssil disparado pela Coréia do Norte na quarta-feira pode ser hipersônico.
Os Chefes do Estado-Maior da Coréia do Sul disseram que o Norte lançou um projétil presumido ser um míssil balístico da província norte de Jagang em direção ao Mar do Japão por volta das 8:10 da manhã de quarta-feira (5). Eles não forneceram sua distância de vôo ou altitude.
A edição online do principal jornal da Coréia do Sul, JoongAng Ilbo, citou fontes do governo como sendo necessária uma análise detalhada, pois a trajetória do projétil foi diferente da dos mísseis balísticos comuns.
Ele diz que a Coréia do Norte pode ter lançado outro míssil hipersônico da província de Jagang, onde a Coréia do Norte testou um míssil hipersônico Hwasong-8 em setembro passado, pela primeira vez.
No Comitê de Defesa Nacional da Assembléia Nacional da Coréia do Sul, na quarta-feira (5) à tarde, um oficial do Estado-Maior foi perguntado por um legislador se o projétil era um míssil hipersônico. O funcionário disse apenas que uma análise detalhada está em andamento em estreita cooperação com os Estados Unidos.
A Coréia do Norte diz que vai pressionar para desenvolver várias armas, incluindo mísseis balísticos, em linha com seu plano de defesa de cinco anos.
O último lançamento indica que a Coréia do Norte tem como objetivo aumentar seu prestígio nacional e manter os EUA e a Coréia do Sul sob controle.
Em um discurso na quarta-feira, o presidente sul-coreano Moon Jae-in reiterou a necessidade do diálogo inter-coreano. Moon disse que para superar fundamentalmente a situação tensa, o diálogo com o Norte não pode terminar.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am