Adiada a reunião dos ministros das relações exteriores da ASEAN
O Camboja anunciou nesta quarta-feira (12) que uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, agendada para a próxima semana, será adiada. Os observadores dizem que as diferenças entre os membros da ASEAN sobre a questão de Myanmar podem estar por trás do adiamento.
A reunião presencial estava programada para ocorrer em Siem Reap, no norte do Camboja, na próxima terça e quarta-feira (18 e 19).
O Camboja, presidente rotativo da ASEAN este ano, informa que é difícil para muitos ministros das Relações Exteriores dos países membros viajar para o país. Não foi anunciado um novo calendário para a reunião.
Desde o golpe em Myanmar, os países membros da ASEAN se recusaram a convidar o líder militar do país para as reuniões de cúpula do grupo, em meio à repressão contínua da junta contra os manifestantes civis.
Mas o primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, expressou a intenção de realizar reuniões de todos os países membros. Ele visitou Myanmar na última sexta-feira para se reunir com o líder militar do país.
Alguns outros membros da ASEAN expressaram a preocupação de que a participação do líder militar possa levar ao reconhecimento do regime.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm