Tornados letais devastam os Estados Unidos
As equipes de resgate estão acelerando para encontrar os que ainda estão desaparecidos após uma série de tornados que rasgaram o meio-oeste e o sul dos EUA.
Os tornados se desenvolveram um após o outro, começando no final da sexta-feira (10). Eles atravessaram comunidades em seis estados.
Um atingiu um armazém da Amazon em Illinois, derrubando o telhado e as paredes.
As tempestades mataram pelo menos 50 pessoas somente no Kentucky. E as equipes de resgate temem que à medida que vasculhem os escombros, o número total de mortes em todos os estados afetados passe de 100.
Em todos os lugares onde os sobreviventes vêem pilhas de escombros, casas arrasadas, árvores arrancadas. As tempestades deixaram milhares sem energia, gás ou até mesmo um teto sobre sua cabeça.
Uma fábrica de velas foi destruída em Mayfield, Kentucky, com mais de cem trabalhadores no interior. As equipes acreditam que seria necessário um “milagre” para encontrar qualquer sobrevivente.
Os ventos em Mayfield reduziram quarteirão após quarteirão a escombros. Um tribunal que estava de pé desde 1800 foi destruído em momentos, como tantos outros edifícios na área.
Uma residente de Mayfield conseguiu escapar para um corredor, a única parte de sua casa que não desmoronou. Ela disse: “Eu me salvei por pouco. Mas eu perdi tudo”.
Os moradores já haviam recolhido os pedaços após os tornados. Mas muitos acreditam que este é o pior que já viram. Uma moradora disse: “É entorpecedor. É como se ainda estivesse em choque. Nunca passei por nada como isto antes e é difícil de acreditar”.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, falou em uma coletiva de imprensa. Ele disse: “O primeiro pacote de ajudas de custo e subsídios, que vamos distribuir, é para assistência funerária. A primeira coisa que temos que fazer é lamentar juntos. E vamos fazer isso antes de reconstruirmos juntos”.
Os líderes da Agência Federal de Gestão de Emergências – FEMA, enviaram equipes, água e outros bens necessários. Mas muitos moradores foram forçados a procurar abrigos. Outros se refugiaram em seus carros, apesar do frio do inverno. Do lado de fora de suas janelas estão os lembretes de que o que eles tinham se foi.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am