TEPCO procura finalizar as instalações de água tratada de Fukushima Daiichi em 2023
O operador da usina nuclear de Fukushima Daiichi informa que pretende finalizar as instalações para liberar água tratada no mar por volta de meados de abril de 2023.
A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, anunciou nesta terça-feira (22) que entrou com um plano para lidar com a água junto aos reguladores nucleares do Japão.
As instalações serão usadas para lidar com a água que foi tratada após ter sido usada para resfriar o combustível nuclear derretido na usina danificada. Atualmente, ela está sendo armazenada em tanques dentro das instalações. Embora a maioria das substâncias radioativas tenha sido filtrada da água armazenada, uma substância chamada trítio é difícil de ser removida.
De acordo com a política governamental, a TEPCO planeja descarregar água tratada no mar depois de diluí-la com água do mar para que o trítio e outros materiais radioativos fiquem abaixo dos níveis exigidos pelas regulamentações nacionais.
Os documentos apresentados detalham os procedimentos de diluição, assim como o projeto de um túnel submarino para liberar a água tratada a cerca de um quilômetro da costa.
A TEPCO diz que quer iniciar as obras por volta de junho do próximo ano, após obter a aprovação da Autoridade de Regulamentação Nuclear e obter o consentimento da autoridade local.
Matsumoto Junichi, um funcionário da TEPCO responsável pelo plano, disse que a empresa explicará o projeto aos residentes locais e partes relacionadas em paralelo com a triagem regulatória.
Ele também disse que a empresa quer garantir a segurança no projeto e operação das instalações.
A TEPCO enfrenta o desafio de descobrir como aliviar as preocupações persistentes entre os residentes locais e outros sobre a liberação de água tratada.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm