Rússia e Índia concordam em intensificar cooperação
Os líderes da Rússia e da Índia concordaram em intensificar a cooperação bilateral em uma ampla gama de campos, incluindo militar, científico e tecnológico. A Índia também revelou, pela primeira vez, que a entrega dos sistemas russos de mísseis terra-ar S-400 para o país começou este mês.
A primeira reunião presencial em dois anos entre o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi ocorreu na Índia na segunda-feira (6).
Uma declaração conjunta divulgada após as conversações relata que a Rússia e a Índia concordaram em renovar seu pacto de cooperação militar e técnica até 2031.
Os países trabalharão juntos no desenvolvimento pacífico do espaço, incluindo missões espaciais tripuladas e exploração planetária. Eles também concordam em criar uma estrutura para discutir a situação no Afeganistão.
O Ministro das Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, referiu-se aos sistemas de mísseis terra-ar S-400 russos que a Índia assinou um contrato de compra em 2018.
Shringla disse: “os fornecimentos começaram este mês e continuarão a acontecer”.
Os Estados Unidos temem que a aquisição pela Índia dos sistemas de mísseis – que têm alta capacidade de radar e rastreamento – levará a vazamentos de inteligência para a Rússia.
O Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov disse que o acordo de fornecimento de sistemas S-400 à Índia está sendo implementado, apesar dos esforços de Washington para minar a cooperação russo-indiana e obrigar a Índia a comprar armas americanas.
Antes da reunião dos líderes, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países realizaram seu primeiro diálogo “dois mais dois”. Eles assinaram um acordo para fabricar mais de 600.000 fuzis de assalto com design russo na Índia.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm