Radicado em Nova York, Vinicius Cantuária tem carreira internacional

Vinicius Cantuária, cantor, compositor, violonista, baterista e percussionista brasileiro, que faz parte da esfera da Bossa Nova e do Jazz. Nascido em Manaus e vivendo há 25 anos em Nova York, foi autor do grande sucesso “Só Você”, canção regravada com sucesso pelo cantor Fábio Júnior.  A música fazia parte do disco “Sutis Diferenças” (1985). Em agosto de 2021, Vinicius se apresentou no Blue Note de Nova Iorque ao lado do cantor e compositor Jesse Harris, para o show de lançamento do CD  “Surpresa”.

Jesse Harris e Vinicius Cantuária, aproveitaram a pausa em seus shows, devido a pandemia para concretizar o álbum que vinha sendo trabalhado nos anos anteriores. Surpresa é o culminar encantador dos seus esforços e mostra que algumas coisas valem a pena esperar. Conhecidos no cenário musical, Jesse Harris chamou a atenção do mundo da música como membro do Once Blue e, mais tarde, escrevendo singles para Norah Jones, Melody Gardot, Solomon Burke entre outros.

Vinicius e Jesse se conheceram em 2011, quando Dadi Carvalho, um amigo em comum os apresentou. Jesse ficou hospedado na casa do Vinicius no Rio de Janeiro, durante a sua estadia no Brasil.

Entre 1978 e 1983, Vinicius participou de outros discos e shows do Caetano Veloso, como integrante da banda A outra banda da Terra, ao lado dos integrantes Arnaldo Brandão, Tomás Improta e Perinho Santana. A banda gravou cinco álbuns com Caetano: “Muito – Dentro da Estrela Azulada” (1978), “Cinema Transcendental” (1979); “Outras Palavras” (1981); “Cores Nomes” (1982) e “Uns” (1983), que traz a canção de despedida do grupo cujos últimos versos dizem “Gozar/A lida/Indefinidamente/Amar”. Vinicius Cantuária revelou recentemente, que gravou algumas faixas para o novo álbum do cantor e compositor Caetano Veloso.

Vinicius iniciou a carreira artística em 1968, como baterista da banda de rock “O Terço”, ao lado de Jorge Amiden (guitarra), Sérgio Hinds (baixo) realizando turnês nacional e internacional, como no Festival do Midem, na França, junto com Marcos Valle. Em 1973 deixou a banda. Na sua trajetória acumula trabalhos com grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Fagner, Marcos Valle, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Evandro Mesquita, Luiz Melodia, Leoni, Muri Costa, Ricardo Silveira, Paulo Braga, Jamil Joanes, Antonio Adolfo, Chico Batera,  entre outros.

O primeiro grande sucesso como compositor foi “Lua e Estrela”, música eternizada na voz de Caetano Veloso na década de 80. Em 1981 lançou o primeiro LP “Vinícius Cantuária”. Quando se mudou para Nova York na década de 90, passou a trabalhar com músicos internacionais, entre eles, Jesse Harris (autor de “Don’t Know Why”), Brian Eno, Laurie Anderson, Ryuichi Sakamoto, realizando outras importantes parcerias.

Vinicius lançou vários álbuns de estúdio internacionalmente reconhecidos e assinou um contrato artístico com a Naïve em 2008 que lançou seu álbum “Cymbals”, gravado com grandes músicos nova-iorquinos, como: Brad Mehldau, Michael Leonhardt, Dave Binney e Erik Frielander.

Mantendo seus músicos nova-iorquinos para “Samba carioca” (2010), Vinicius Cantuaria voltou com sucesso às raízes brasileiras que mais uma vez se mostraram numerosas. Aliás, além de seu time nova-iorquino (Brad Mehldau, Bill Frisell), Vinicius desta vez esteve cercado por uma impressionante formação de músicos brasileiros de todas as tendências e origens. Arto Lindsay produziu o álbum, produtor renomado  de vários artistas como João Donato, Marcos Valle, Dadi e Sidinho.

Vinicius tem o seu próprio estúdio em Nova York, e em 2011 lançou o brilhante e premiado álbum “Lagrimas Mexicanas”, um dueto com Bill Frisell. Habilmente trabalhado ao longo de mais de cinco anos por dois colaboradores de longa data, este magnífico álbum revelou-se claramente como uma maravilha de elegância, musicalidade e pureza, recomendado ao mais amplo público, que foi rapidamente capturado.

Com o álbum “Índio De Apartamento”, Vinicius confirma essa tendência e vai ainda mais longe em brevidade e pureza, mantendo uma singularidade exemplar rumo ao mundo da Bossa Nova. Dedicado à memória de sua mãe, falecida no ano passado, este disco solene e sério dá continuidade à tendência iniciada com “Samba Carioca”, mesclando músicos nova-iorquinos / cosmopolitas (Bill Frisell, Ryuichi Sakamoto) com brasileiros (Dadi, Limihna) ao mesmo tempo que os submete a gravar composições cada vez mais variadas e diferentes.

“Indio De Apartamento” de Vinicius foi selecionado pela Wire Magazine como um dos Top 10 Álbuns de World Music de 2013. Gravado no estúdio de Vinicius em Nova York, o álbum conta com contribuições dos pianistas Norah Jones e Ryuichi Sakamoto e Mario Laginha. O colaborador frequente de Vinicius, Bill Frisell, faz uma aparição e Vinicius canta uma faixa em inglês – “This Time”, co-escrita e interpretada com o cantor e compositor Jesse Harris.

Certamente mais compacto, denso, mais compacto e puro, às vezes minimalista como no maravilhoso “Purus” onde Vinicius executa ao mesmo tempo vocais, violão, teclado e loops, este álbum está quase aberto à variedade com a presença de Norah Jones no piano, a belíssima “Pé Na Estrada” um dueto com Bill Frisell, mas principalmente em “This Time”, um dueto brilhante com Jesse Harris (Once Blue, Norah Jones….), perfeito para rádios, e que ilumina este álbum com brilho de diamantes.

Segundo Vinicius, o Índio de Apartamento “surgiu da mistura do som cru de violões, piano acústico, percussão e voz com o som eletrônico dos computadores. Essas duas mixagens sonoras junto com as harmonias, melodias e letras criaram uma atmosfera universal-brasileira única ”.

Mais uma vez, o resultado é um álbum magnífico, de subtileza incrível e cheio de contrastes, de grande unidade e diversidade notável, com um classicismo puro e completo. Quase um clássico, em um mundo moderno. Vinicius foi o responsável pela trilha sonora do filme “Intimidade Entre Estranhos”, indicado para o Grande Premio do Cinema Brasileiro.

Durante a sua trajetória artística, Vinicius participou de vários festivais, entre eles o Montreal Jazz (Canada), San Franciso Jazz (EUA), Montreux (Suiça), Umbria Jazz (Itália), Strings of Autumn Festival (Praga- República Tcheca), Festival Amazonas de Jazz (Brasil), Festival Cine Out Jazz (RJ/Brasil).

Vindo de uma família dona de um seringal na região do Alto Purus, Vinicius viveu até os 7 anos de idade em Manaus, mudando em seguida com a família para o Rio de Janeiro. Quando morava em Manaus, sempre passava um carro de boi em frente da sua casa, chamado Corre-Campo, e mais tarde Vinicius fez uma canção em parceria com o músico japonês Ryuichi Sakamoto, em homenagem a ele. A música faz parte do repertório do CD Sol na Cara.

Em 2015 Vinicius presta homenagem ao grande Tom Jobim, lançando o CD “Vinicius Canta Antonio Carlos Jobim”. O CD foi gravada no Japão e Rio de Janeiro, com Vinicius no violão, bateria e percussão com os artistas convidados Melody Gardot, Ryuichi Sakamoto, Bill Frisell, Joyce e Chico Pinheiro.

https://youtu.be/5kGmGQZ-Et8

Vinicius compôs singles, para uma série de TV brasileira, sobre atletas se preparando para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. “Sonhadores” acompanha a vida de 6 atletas brasileiros em busca do sonho de ganhar o ouro olímpico em sua terra natal.

Discografia:
Vinicius Cantuária (BMG/Ariola 1983) – Gávea De Manhã (BMG/Ariola 1984) – Sutís Diferenças (EMI/Brazil 1985) Siga-me (EMI/Brazil 1986) – Nu Brazil (EMI/Brazil 1987) Rio Negro (Chorus Som Livre 1992) Sol Na Cara (For Life/Gramavision 1996) Amor Brasileiro  (For Life 1998 Japan Only) Tucumã (Verve/Polygram 1999) Vinicius (Transparent Music 2001) Live: Skirball Center 8/7/03 (Kufala 2003) Horse and Fish (Bar None/Rykodisc (2004) Silva (Hannibal/Rykodisc 2005) Samba Carioca (Naive 2010) RSVC (Ricardo Silveira e Vinicius Cantuaria) Cymbals (Naive 2007) Lagrimas Mexicanas (E1 Music/Naive 2011) Indio De Apartamento (E1 Music/Naive 2013) Vinicius Canta Jobim (Sunnyside 2015).

Site Oficial: http://vinicius.com/

Facebook Oficial: https://www.facebook.com/viniciuscantuariamusic/

Instagram: https://www.instagram.com/cantuariavinicius/

Da Redação by Cleo Oshiro

https://youtu.be/U-F2rL4Ivbg

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)