Prefeito de Fukaura solicita a suspensão dos exercícios de F-16
O prefeito de uma cidade do nordeste do Japão pediu ao Ministério da Defesa japonês que instasse os militares norte-americanos a suspender os treinamentos de vôo dos caças F-16, após um acidente recente envolvendo um dos aviões.
Na terça-feira (1) à noite, um caça F-16 da Base Aérea americana Misawa na Prefeitura de Aomori despejou dois tanques de combustível antes de fazer um pouso forçado no Aeroporto de Aomori.
Um dos tanques foi encontrado perto de uma área residencial na cidade de Fukaura. O outro foi achado nas montanhas, a cerca de 800 metros de distância, na tarde de quinta-feira (2).
Os militares americanos suspenderam todas as sessões de treinamento de vôo dos F-16 que pertencem à Base Aérea de Misawa, mas as sessões de treinamento foram retomadas na quinta-feira.
O prefeito da cidade de Fukaura, Yoshita Mitsuru, encontrou-se com o chefe do Departamento de Defesa de Tohoku do Ministério da Defesa, Ichikawa Michio, na sexta-feira (3).
Yoshita disse que é extremamente lamentável que as sessões de treinamento tenham sido retomadas, embora o exército dos EUA não tenha fornecido uma explicação sobre suas medidas de segurança.
Ichikawa disse que o ministério tentará novamente levar os EUA a explicar a causa do acidente e outros assuntos.
Ele disse que os militares americanos explicaram que antes de retomar as sessões de treinamento de vôo, foram realizadas verificações de pressão do motor e do óleo e os pilotos foram treinados novamente para lidar com emergências.
Os vôos de F-16 da Base Aérea de Misawa também foram confirmados na sexta-feira. Isso irritou a população na Prefeitura de Aomori e na cidade de Misawa.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm