Pessoas fogem de Myanmar para a Tailândia em meio a combates
A luta entre as forças étnicas Karen e as tropas da junta militar de Myanmar se intensificou na fronteira com a Tailândia, forçando milhares a fugir para o lado tailandês.
Na quarta-feira (15), os combates eclodiram no Estado Karen, no sudeste de Myanmar. O exército tailandês informa que mais de 2.500 pessoas fugiram para a cidade de Mae Sot. Grupos de ajuda dizem que muitos são idosos e crianças pequenas, e que seu número continua a crescer.
A luta ocorre depois que o Governo de Unidade Nacional, formado pelos líderes civis depostos de Myanmar, apelou aos cidadãos e às forças armadas étnicas para se revoltarem contra o domínio militar, em setembro.
O porta-voz do grupo étnico diz que há várias baixas do lado militar, mas até agora nenhuma entre seus combatentes ou cidadãos. Ele acrescentou que os militares estão visando as forças de milícia civis. Os combates devem se intensificar.
O exército tailandês alega que um projétil caiu na Tailândia, mas não prejudicou nenhuma pessoa ou propriedade. O exército diz ter protestado aos militares de Myanmar por causa do incidente.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am