-0.2 C
Kóka
quinta-feira, 6 fevereiro, 2025 4:36: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Opositor na Belarus é condenado a 18 anos de prisão

Um tribunal de Belarus condenou o marido de uma líder da oposição a 18 anos de prisão por organizar manifestações e outras acusações.

Opositor na Belarus é condenado a 18 anos de prisão

Um tribunal de Belarus condenou o marido de uma líder da oposição a 18 anos de prisão por organizar manifestações e outras acusações.

O tribunal, nesta terça-feira (14) declarou Syarhei Tikhanovsky culpado de organizar manifestações em massa e de perturbar a ordem pública. O popular blogueiro e ativista é o marido da líder da oposição Svetlana Tikhanovskaya. Ele foi detido no ano passado quando planejava concorrer à presidência contra o presidente em exercício Alexander Lukashenko.

Depois de sua detenção, a esposa de Tikhanovsky concorreu às eleições. Ela liderou uma manifestação de protesto em massa depois que Lukashenko reivindicou a vitória e um sexto mandato no cargo. Os manifestantes acusaram Lukashenko de fraude eleitoral e exigiram sua renúncia ao cargo de presidente.

Para evitar perseguições pelo governo e para garantir sua segurança, Tikhanovskaya deixou a Belarus e agora vive na vizinha Lituânia.

Ela escreveu no Twitter que a decisão de terça-feira do tribunal foi ilegal e inaceitável. Tikhanovskaya também tuitou que ela continuará a proteger seu ente querido, que se tornou o líder de milhões de cidadãos bielorrussos.

O Secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, denunciou a decisão do tribunal em uma declaração à imprensa.

Condenou “convicções politicamente motivadas” de figuras da oposição bielorrussa em processos judiciais que “não estão de acordo com o Estado de Direito”.

A declaração exortou o regime de Lukashenko a “acabar com sua repressão contra membros da sociedade civil, mídia independente, a oposição política e outros bielorrussos.”

Blinken também pediu a libertação imediata de mais de 900 prisioneiros políticos, incluindo Tikhanovsky.

O governo de Lukashenko tem intensificado sua repressão contra os manifestantes. Anteriormente, em maio, o governo de Lukashenko foi alvo de críticas internacionais, quando ordenou, à força, um vôo com um jornalista dissidente para aterrissar em Belarus antes de detê-lo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img