11 C
Kóka
segunda-feira, 12 maio, 2025 4:44: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

O Japão luta para encontrar espaço de quarentena

As autoridades no Japão estão se esforçando para encontrar espaço de quarentena suficiente para as pessoas que retornam do exterior. Controles rigorosos na fronteira estão em vigor devido à variante Ômicron do coronavírus chinês, mas os quartos de hotel para isolamento são escassos.

O Japão se esforça para encontrar espaço de quarentena

As autoridades no Japão estão se esforçando para encontrar espaço de quarentena suficiente para as pessoas que retornam do exterior. Controles rigorosos na fronteira estão em vigor devido à variante Ômicron do coronavírus chinês, mas os quartos de hotel para isolamento são escassos.

A partir de terça-feira (14), somente cidadãos japoneses e residentes estrangeiros que retornam podem entrar no país. As pessoas que chegam de países e territórios onde os casos de Ômicron foram confirmados devem ficar em quarentena por três a dez dias em instalações designadas.

Mas as taxas de ocupação de quartos ao redor dos dois principais aeroportos internacionais da região de Tóquio aumentaram. Algumas pessoas foram forçadas a viajar de avião para outros lugares apenas com o propósito de isolamento.

Kanda Yuzuru é um caso em questão. Ele chegou ao aeroporto de Narita na última terça-feira (14) depois de um vôo de 11 horas da Califórnia. Após o pouso, ele pegou outro avião em direção a uma cidade a cerca de 940 quilômetros de distância.

Kanda disse: “Eles disseram que os hotéis perto de Tóquio estavam todos cheios, então seríamos transferidos para algum lugar distante. Então eles anunciaram que iríamos para a cidade de Fukuoka. Eu fiquei chocado. Nunca esperei ser enviado para tão longe”.

O governo garantiu 13.000 quartos para a quarentena. Ainda assim, aumentam as dúvidas sobre se isso será suficiente, pois espera-se que muitos mais japoneses retornem para o período de Ano Novo.

Um especialista em virologia afirma que a Ômicron já poderia ter encontrado um caminho através desses controles de fronteira e estar se espalhando entre a comunidade.

A variante foi detectada pela primeira vez no Japão há duas semanas em uma instalação de quarentena no aeroporto. Os dados mostram que as cepas Alfa e Delta estavam se espalhando três semanas após a detecção.

Wada Koji, um professor da Universidade Internacional de Saúde e Bem-Estar Social, disse: “Podemos estar ganhando tempo com a cooperação das pessoas nas estações de quarentena dos aeroportos. Precisamos usar esse tempo para nos prepararmos para a possível propagação da cepa Omicron”.

Em todo o país, as autoridades confirmaram 144 casos de coronavírus na terça-feira (14). Houve uma morte. Tóquio relatou 24 novos casos. A contagem diária na capital tem sido inferior a 30 durante quase cinco semanas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img