Japão invalidará vistos de “circunstâncias especiais” já emitidos para estrangeiros
O governo japonês anunciou no dia 1º de dezembro que suspenderá temporariamente a validade de todos os vistos de “Circunstâncias Especiais” já emitidos, conforme noticiado pelo jornal Nikkei.
A partir de 30 de novembro, em princípio, a nova entrada de estrangeiros no país já estava suspensa, mas até o anúncio, os vistos “Circunstâncias Especiais” (特例ビザ) ainda eram válidos. A mudança de política tem o objetivo de ajudar a evitar a propagação da mutação Ômicron do coronavírus chinês.
Os vistos de “Circunstâncias Especiais” permitiam que um pequeno grupo de pessoas cruzasse a fronteira, e incluía diplomatas, casos humanitários e artistas e animadores, por exemplo. Em outubro deste ano, cerca de 10.000 pessoas entraram no Japão com este tipo de visto.
O governo anunciou que, com a mudança, iria endurecer os critérios utilizados para determinar “circunstâncias especiais”. Os vistos emitidos sob as normas anteriores serão invalidados, o que significa que os estrangeiros que desejarem entrar no Japão dentro do próximo mês serão obrigados a reaplicar e ter seus pedidos reexaminados sob critérios mais rigorosos.
Os vistos de “Circunstâncias Especiais” ainda serão concedidos às pessoas para as quais for determinado que há um alto interesse público. Isto incluiria vistos para familiares japoneses, funcionários diplomáticos e casos humanitários. Entretanto, os critérios serão ajustados para restringir o escopo de elegibilidade para pessoas que trabalham com música, esportes, artes e entretenimento.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am