Japão e EUA terão conversações 2 mais 2 em janeiro
O Japão e os Estados Unidos estão organizando conversações de seus ministros das Relações Exteriores e da Defesa no início de janeiro em Washington.
Fontes do governo japonês informam que está sendo feita uma coordenação para que o Ministro das Relações Exteriores, Hayashi Yoshimasa, e o Ministro da Defesa, Kishi Nobuo, realizem uma reunião “dois mais dois” em 7 de janeiro com o Secretário de Estado americano, Antony Blinke,n e o Secretário da Defesa, Lloyd Austin.
O governo japonês espera utilizar a reunião para aprofundar a cooperação bilateral de segurança.
As autoridades japonesas querem compartilhar com os EUA as preocupações com as crescentes atividades marítimas da China e reafirmar a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.
As autoridades planejam confirmar que o Japão arcará com mais custos para o estacionamento de tropas americanas no país.
O Japão também espera discutir os desafios globais, incluindo a pandemia do coronavírus chinês e a mudança climática, e mostrar uma resposta unida com os EUA a essas questões.
Em março, em Tóquio, Japão e EUA realizaram sua primeira reunião “dois mais dois” desde que o Presidente Joe Biden tomou posse.
Eles haviam considerado a possibilidade de realizar outra rodada até o final deste ano. Mas as fontes japonesas dizem que agora é difícil fazer isso porque ambos os países têm problemas de programação política.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am