Diplomatas americanos boicotarão os Jogos de Inverno de Pequim
A Casa Branca anunciou um boicote diplomático nesta segunda-feira (6) aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim. Os delegados do governo não comparecerão aos Jogos. Mas os atletas americanos ainda terão permissão para competir.
As autoridades da administração Biden criticaram, repetidamente, os líderes chineses por abusos dos direitos humanos. Eles dizem que o tratamento dos muçulmanos e outras minorias na Região Autônoma Xinjiang Uygur equivale a genocídio.
Os legisladores têm apelado ao Presidente Joe Biden para que tome uma posição. Eles retomaram esses apelos no mês passado, depois que a estrela do tênis chinês Peng Shuai acusou um ex-líder do Partido Comunista de agressão sexual e depois desapareceu por várias semanas.
Os diplomatas chineses estavam esperando um boicote. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Zhao Lijian disse que isso seria uma mancha no espírito dos Jogos Olímpicos. Ele advertiu que os chineses tomariam “contramedidas”, mas não especificou quais poderiam ser essas.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am