Começa a Cúpula para a Democracia
A primeira Cúpula para a Democracia organizada pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, começou. Cerca de 110 líderes mundiais estão participando da reunião virtual de dois dias.
O Presidente Biden disse: “As democracias não são todas iguais. Nós não concordamos em tudo. Todos nós, nesta reunião de hoje. Mas as escolhas que fizermos juntos definirão, a meu ver, o rumo do nosso futuro comum para as gerações vindouras. E é uma comunidade global para a democracia. Temos que defender os valores que nos unem. Temos que defender a justiça e o Estado de direito. Pela liberdade de expressão, liberdade de reunião, liberdade de imprensa, liberdade de religião. Por todos os direitos humanos inerentes a cada indivíduo”.
As autoridades em Washington dizem que o foco será o autoritarismo, a luta contra a corrupção e a promoção dos direitos humanos.
Biden não convidou a China e a Rússia. As autoridades de sua administração classificaram as relações dos EUA com os dois países como uma “batalha” entre democracia e autocracia.
As autoridades dizem que Pequim e Moscou têm tentado minar as democracias, visando jornalistas e interferindo nas eleições de outros países.
Os embaixadores das duas nações denunciaram a cúpula em uma recente declaração conjunta.
Espera-se também que a administração americana explique sua decisão de realizar um boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim para protestar contra as violações dos direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uygur e em outros lugares.
- Japão e 11 países participam de treinamento de paraquedismo - 13 de janeiro de 2025 6:38 am
- Japão planeja reunião do Quad com nova administração dos EUA - 13 de janeiro de 2025 6:33 am
- OTAN intensifica patrulhas no Mar Báltico após danos em cabos submarinos - 13 de janeiro de 2025 6:26 am