7º Festival Internacional de Choro ONLINE

Quem aprecia o genuíno som da música instrumental brasileira terá a oportunidade de curtir o 7º Festival Internacional de Choro ONLINE no dia 4 de dezembro, a partir das 16h no Canal no Youtube. Os colaboradores do Festival irão incorporar diferentes culturas e participar de intercâmbios artísticos entre o Brasil e os Estados Unidos.

O Festival também ambiciona divulgar e preservar o “Choro” – rica tradição da música instrumental desde o século XIX, conhecida como o estilo musical mais antigo de todo o Brasil.

O objetivo é reunir músicos locais com colegas músicos do Brasil e de outros países para apresentar o Choro tradicional e também novas composições.

O Festival de Choro foi criado por Madalena Sousa (foto abaixo), fundadora e diretora executiva da Fundação Música Brasileira. O festival ocorreu pela primeira vez em agosto de 2015 e foi um grande sucesso. Devido a esta recepção positiva, continuaremos com sua apresentação anual. The Brazilian Music Foundation.Org, Inc. é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção, educação e avanço da música brasileira na América.

O Festival de Choro será uma oportunidade para todos conhecerem um dos mais antigos gêneros musicais brasileiros, o Choro e o Jazz Brasileiro.

Concerto de Benefícios para “O Programa Futuro de Nossas Crianças”

Em benefício da “Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas”.

Ao assistir a um de nossos shows, você não apenas desfrutará do melhor da Música Brasileira, mas também estará ajudando muitas organizações a tirar crianças das ruas, ajudando-as a serem socialmente responsáveis ​​e dando-lhes a oportunidade de uma vida melhor através da música.

A BMF apOia projetos de educação musical em Nova York e arredores, bem como projetos em desenvolvimento no Brasil e em outros países.

Neste programa estaremos homenageando a “Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas” (Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas) localizada em Santos, SP, Brasil. Saiba mais sobre a organização em nosso site BMF-USA.ORG

Ingressos / Doações $ 5 ou mais – Selecione a doação de ingressos na lista.

Missão
A missão da Fundação de Música Brasileira é mudar vidas por meio da educação musical, promover e avançar a Música Brasileira na América e criar recursos por meio de shows musicais, programas educacionais e doações, para apoiar organizações que tiram crianças das ruas e ensinam música, criando assim uma oportunidade para uma vida melhor. Por meio de nossos shows educacionais, a fundação também estará divulgando a música brasileira, além de fortalecer a consciência pública e a valorização do patrimônio do país.

Visão
Fomentar a criatividade e quebrar barreiras de comunicação entre os dois países. Promova a música brasileira através do cultivo de novas obras, artistas e públicos.

Metas
Nosso objetivo é criar pontes e oportunidades de intercâmbio cultural, integrar crianças e jovens músicos na cultura brasileira por meio da música e, ao mesmo tempo, estabelecer estabilidade financeira para fornecer fundos para o ensino superior musical de crianças talentosas que vivem nas ruas do Rio de Janeiro e muitas outras cidades do Brasil.

***

Sobre o choro
O choro brasileiro é considerado a primeira música “pop urbana” do Brasil. São mais de 30 tipos diferentes de ritmos na Música Brasileira. Ao apresentar a diversidade de nossos ritmos, esperamos encorajar diversos músicos, estudantes de música, adultos e crianças a se envolverem na criação de música com um estilo comunicativo dinâmico que é enérgico, divertido, criativo e muito inspirador! O samba-choro é um subgênero musical que surgiu na década de 1930 a partir da fusão de elementos rítmicos e da formação instrumental do samba com o choro, ambos gêneros musicais da música popular brasileira.

O samba-choro é um subgênero musical surgido na década de 1930 resultante da fusão de elementos rítmicos e da formação instrumental do samba com o choro, ambos gêneros musicais da música popular brasileira.

Sobre o Luizinho 7 cordas: (Luiz Araújo Amorim), nasceu em Marília/SP, a 31/10/1946. Ainda recém-nascido mudou-se com seus pais para Santos, onde permaneceu até 1997. O primeiro contato musical aconteceu através de seu pai Bráulio Araújo, um feirante que tinha como hobby a música. Seu Bráulio, tocador de cavaquinho e violão, tinha um regional com o nome de Estrela de Ouro, e era um seresteiro muito conhecido em Santos.

Luizinho despontou no Regional do Dadinho. Neste regional se projetou profissionalmente, e ficou conhecido como Luizinho 7 cordas. Na década de 70 o Regional do Dadinho ganhou projeção no Rio de Janeiro e em São Paulo, e despertou interesse em alguns artistas. No ano de 1977, o pianista Arthur Moreira Lima, realizou com o regional, um show no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, pelo projeto “Seis e Meia”. Luizinho 7 cordas recebeu o troféu de revelação, entregue pessoalmente pelo mestre Dino 7 cordas, durante o I Festival de Choro da TV Bandeirantes.

Tocou no Regional do Dadinho até 1980, quando aceitou convite de Evandro do bandolim para participar de seu regional. Foi com Evandro, que Luiz consolidou sua fama de excelente violonista, e permaneceu tocando com ele até 1994, ano do falecimento do bandolinista. Com Evandro, acompanhou diversos artistas, gravou vários LPs e fez muitas viagens, inclusive para o Japão. Demônios da Garoa, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Angela Maria, Noite Ilustrada, Carlos Galhardo, Cartola, Martinho da Vila, Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, Elisete Cardoso, Altemar Dutra, Altamiro Carrilho, Valdir Azevedo, Adoniran Barbosa, Jamelão, Nelson Sargento, João Nogueira, Gonzaguinha, Isaurinha Garcia, Ademilde Fonseca, Carlos Poyares e Peri Ribeiro foram alguns artistas consagrados, acompanhados pelo elegante violão de 7 cordas de Luizinho.

Continua acompanhando muitos artistas, além de gravar CDs e fazer produções musicais (arranjo e regência). Luizinho, também, trabalha como professor, ministrando aulas para alunos de todas as idades, e é reverenciado como mestre, pois desenvolveu um método para ensinar o violão de 7 cordas. Considerado um dos melhores violonistas 7 cordas do Brasil, em sua homenagem está sendo realizada a Semana do Choro de 2021. II Semana do Choro de Santos 2021 foi comemorada de 27 a 31 de outubro/21.

Os homenageados desta edição foram o Vadico do Violão que fez 100 anos e Luizinho 7 cordas, 75 anos no dia 31 de outubro. Saiba mais sobre o Clube do Choro de Santos no link: https://linktr.ee/chorosantos

Site Oficial:https://bmf-usa.org/
Facebook:https://www.facebook.com/Brazilian-Music-Foundation-396226653799963
Site choro e cidadania:http://www.choroecidadania.org.br/

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)