2 C
Kóka
sexta-feira, 7 fevereiro, 2025 9:04: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

VINIL DE QUINTA: Episódio sobre a Tropicália com Pedro Diniz

Na quinta, 4 de novembro, às 19h, entrou no canal do YouTube da websérie VINIL DE QUINTA (www.youtube.com/vinildequinta) dois episódios sobre a Tropicália, com todo o conhecimento do DJ e pesquisador Pedro Diniz sobre o assunto. Pedro e Eduardo Botelho assinam a curadoria da websérie, dirigida por Isabel Seixas (Estúdio M'Baraká) e Leo de Souza Santos (Pressa Filmes).

VINIL DE QUINTA: Episódio sobre a Tropicália com Pedro Diniz

Na quinta, 4 de novembro, às 19h, entrou no canal do YouTube da websérie VINIL DE QUINTA (www.youtube.com/vinildequinta) dois episódios sobre a Tropicália, com todo o conhecimento do DJ e pesquisador Pedro Diniz sobre o assunto. Pedro e Eduardo Botelho assinam a curadoria da websérie, dirigida por Isabel Seixas (Estúdio M’Baraká) e Leo de Souza Santos (Pressa Filmes).

“Para entender o Tropicalismo, a gente precisa pensar na arte de forma mais ampla – porque não é só uma revolução musical, mas comportamental, estética, visual com grandes influências do Cinema Novo de Glauber Rocha; da poesia neoconcreta de Décio Pignatari e dos irmãos Campos, além de várias ramificações de linguagens artísticas que foram convergindo num sururu gostoso, com todo mundo convivendo e criando, num contexto de ditadura militar, o que estimulava mais ainda a cena”, resume Pedro.

Ao todo, são 12 episódios sobre seis gêneros e movimentos musicais ligados ao Rio de Janeiro: samba, bossa nova, rap e funk cariocas, Tropicália e Black Rio. Cada um desses temas se desdobra em dois episódios na faixa dos 25 minutos. O que fica em evidência nos seis encontros é este apaixonante objeto retrô jamais considerado fora de moda, que vem conquistando novos adeptos.

ACOMPANHE QUANDO CADA EPISÓDIO ESTARÁ NO YOUTUBE: Dia 4 de novembro – TROPICÁLIA, com Pedro Diniz / Dia 11 de novembro – BLACK RIO, com Jailson Discotecário / Dia 18 de novembro  – RAP, com DJ Tamy / Dia 25 de novembro – FUNK, com DJ Grazi.

No programa, Pedro fala sobre elepês como o seminal “Tropicália ou Panis et Circensis” (RGE, 1968), reunindo Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, assim como “Os Mutantes” (Polydor, 1968), com Rita Lee e os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, “Cérebro Eletrônico” (Phillips, 1969), de Gilberto Gil, “Transa” (Phillips, 1972), de Caetano Veloso, “Acabou Chorare” (Som Livre, 1972), dos Novos Baianos, “Secos & Molhados” (Continental, 1973), da banda liderada por Ney Matogrosso, e também “Aprender a Nadar” (Phillips, 1974), de Jards Macalé e “Tábua de Esmeralda” (Phillips, 1974), de Jorge Ben – que, muitos anos depois, ganharia o Jor no nome artístico.

A websérie é apresentada pelo DJ, pesquisador musical e comerciante de elepês Flávio César. Cada programa passeia pelo repertório de 20 elepês, em média, entre aqueles trazidos pelos entrevistados, enviados no formato de vídeo pelo público e analisados pela pesquisadora Aïcha Barat, que escolhe uma capa emblemática de cada tema. A edição de todos os episódios é de Terêncio Porto, diretor e editor que ficou conhecido pela criação da premiada série Larica Total.

Todo disco merece ser ouvido
Pedro Diniz e Eduardo Botelho sempre valorizaram a máxima de que todo disco merece ser ouvido! Por isso, a dupla de curadores defende que a proposta da websérie é convidar as pessoas para conhecer discos e escutar tudo o que for apresentado por esses colecionadores apaixonados que revelam as preciosidades que têm em casa.

A websérie não é um inventário sobre esses gêneros e movimentos – e nem poderia ser. Ela pretende motivar os ouvintes com dicas e referências para que qualquer um possa ampliar as suas inspirações musicais. E, quem sabe, aumentar a coleção de vinis – dizem que, uma vez iniciada, é impossível parar!

“Queremos fomentar uma cultura de apreciadores de discos. As músicas, a gente indica… Agora, se o público vai ouvir digitalmente ou no vinil… Bom, depois dessa websérie, a gente suspeita que todo mundo queira um toca disco e sair por aí caçando bons vinis”, reverberam, em uníssono, os criadores do VINIL DE QUINTA.

VINIL DE QUINTA é uma realização do Estúdio M’Baraká com a Pressa Filmes, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Foi aprovado no edital de emergência ao setor cultural do Estado do Rio de Janeiro, a partir da Lei Aldir Blanc. Seria realizado de forma presencial, mas, como outros projetos, teve que se adaptar para ser viável em meio à pandemia. Foi, então, que a equipe decidiu realizar a websérie, apostando na oportunidade de criar um acervo documental sobre os colecionadores de discos e as suas motivações, dicas, preciosidades e histórias, contribuindo, assim, para fortalecer a cultura do vinil.

Monica Ramalho (21) 9.9163.0840 – monica@belmira.com.br

Rafael Millon (21) 9.8558.9849 – rafael@belmira.com.br
Instagram | Facebook

Da Redação by Cleo Oshiro
Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img