TEPCO inicia pesquisas para liberação de água radioativa tratada
O operador da usina nuclear Fukushima Daiichi iniciou uma série de pesquisas submarinas para uma liberação de água radioativa tratada da instalação.
A Tokyo Electric Power Company, ou TEPCO, enviou dois navios a cerca de um quilômetro de distância da usina no sábado (27). A área é um local planejado para descarga de água tratada através de um túnel submarino, a ser construído.
A inspeção de sábado, que durou de 6 da manhã até por volta das 16 horas, foi projetada para verificar se havia algum obstáculo à construção do túnel. Foi realizada uma sonda magnética usando sensores e exame visual por mergulhadores. A TEPCO informa que a sonda magnética continuará até domingo (28) e que as pesquisas para a construção do túnel começarão na quarta-feira, o mais cedo possível.
O governo japonês planeja descarregar água tratada através de um túnel submarino por volta da primavera de 2023. Segundo o plano, a água tratada será liberada depois que o trítio e outras substâncias radioativas tiverem sido diluídas abaixo dos padrões de segurança do governo.
As comunidades locais e alguns críticos estão expressando preocupações de que a descarga possa causar a disseminação de informações errôneas sobre a segurança dos produtos marinhos locais.
O governo enfrenta o desafio de obter sua compreensão e tomar medidas eficazes contra a desinformação.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm