Primeiro-ministro iraquiano está seguro após ataque com drone
O primeiro ministro iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, está a salvo depois que um drone, carregado de explosivos, danificou sua residência em Bagdá.
A aparente tentativa de assassinato ocorreu na manhã de domingo (7), e os militares iraquianos disseram ter iniciado uma investigação sobre o ataque.
A mídia estatal iraquiana divulgou uma foto tirada logo após o ataque, mostrando pesados danos à casa do primeiro-ministro.
A Associated Press citou oficiais iraquianos dizendo que sete guardas de segurança na residência foram feridos.
Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade.
O ataque ocorreu em meio a protestos das milícias pró-Irã após uma eleição parlamentar em outubro, na qual seus partidos perderam muitos assentos. As milícias alegaram fraude eleitoral e criticaram a postura de Al-Kadhimi em relação a seus protestos.
Mais de 120 pessoas foram feridas em confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança na sexta-feira (5).
O primeiro-ministro divulgou uma mensagem em vídeo após o ataque. Ele disse: “Os mísseis e drones covardes não constroem nações nem constroem um futuro”. Ele exortou todas as pessoas no Iraque “a se engajarem em um diálogo calmo e construtivo”.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, condenou veementemente o ataque em uma declaração. Ele o descreveu como um aparente ato de terrorismo “dirigido ao coração do Estado iraquiano”.
Ele acrescentou que os Estados Unidos estão “em estreito contato com as forças de segurança iraquianas”, e disse que os EUA ofereceram assistência na investigação do ataque.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm