Obama critica China e Rússia por falta de urgência na agenda da COP26
O ex-presidente americano Barack Obama criticou a China e a Rússia pelo que ele chama de “falta de urgência” no combate ao aquecimento global.
Obama proferiu um discurso na segunda-feira (8) na conferência climática da ONU, COP26, agora acontecendo em Glasgow, Reino Unido. Os líderes da China e da Rússia não estão participando da conferência.
Obama disse: “foi particularmente desanimador ver os líderes de dois dos maiores poluidores do mundo, China e Rússia, se recusarem a assistir até mesmo aos procedimentos”.
Ele disse, “seus planos nacionais, até agora, refletem o que parece ser uma perigosa falta de urgência, uma vontade de manter o status quo por parte desses governos. E isso é uma vergonha”.
Obama enfatizou que o mundo não pode dar-se ao luxo de ter ninguém à margem.
Olhando para os últimos anos, ele disse que alguns progressos nos Estados Unidos pararam quando seu sucessor, Donald Trump, decidiu retirar-se unilateralmente do Acordo de Paris em seu primeiro ano de mandato.
Obama disse, “agora com o Presidente Biden e sua administração voltando a aderir ao acordo, o governo dos EUA está mais uma vez engajado e preparado para assumir um papel de liderança”.
Ele acrescentou que, como o segundo maior emissor mundial de gases de efeito estufa, os EUA têm enormes responsabilidades.
Obama expressou seu apoio aos esforços dos jovens ativistas para combater a mudança climática através de manifestações dizendo: “a energia mais importante neste movimento vem dos jovens”.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am