O Partido Liberal Democrático do Japão mantém maioria na Câmara dos Deputados
Os eleitores no Japão deram ao principal partido governista, o Partido Liberal Democrático, ou Liberal Democratic Party – LDP, o controle da Câmara dos Deputados nas eleições deste domingo (31). O partido do Primeiro Ministro Kishida Fumio garantiu o que se chama uma maioria absoluta estável, mesmo sem a ajuda de seu parceiro de coalizão. Isto assegura que ele possa, facilmente, aprovar projetos de lei através da Câmara.
O Partido Liberal Democrático garantiu 261 dos 465 assentos na poderosa câmara.
Seu parceiro de coalizão, Komeito, ganhou 32 assentos, um ganho líquido.
Do lado da oposição, o Partido Democrático Constitucional continuará sendo o maior partido da oposição. Conseguiu 96, menos 13 assentos do que havia conquistado nas eleições anteriores.
O Partido de Inovação Nippon Ishin Japão ganhou 41, mais do que triplicando sua participação na câmara.
O LDP terá mais uma vez o poder de presidir e manter metade dos assentos em todos os comitês permanentes.
O primeiro-ministro está no cargo há menos de um mês. Ele afirma que os eleitores, agora, lhe deram um mandato e ele trabalhará para cumprir suas promessas de campanha.
Mas o alto executivo do partido sofreu um revés pessoal. Amari Akira se tornou o primeiro secretário-geral do LDP a perder um voto distrital.
Embora ele tenha conseguido um assento através da representação proporcional, ele transmitiu a Kishida sua intenção de renunciar ao seu cargo. Amari supervisionou a campanha eleitoral do LDP.
Acrescentando aos assentos assegurados pelo Komeito, a coalizão governista continua seu domínio político. Isto garantirá um controle ainda mais forte sobre o processo legislativo em nível de comitê.
A coalizão também controla a Câmara Alta.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am