NASA adia o pouso na lua para 2025
A agência espacial americana NASA reconheceu que seu plano de enviar astronautas de volta à lua deve ser adiado e não acontecerá nos próximos três anos.
O administrador da NASA, Bill Nelson, falou aos repórteres nesta terça-feira (9) sobre o programa Artemis. Ele disse que o primeiro desembarque humano na superfície lunar sob a Artemis não será antes de 2025.
A antiga administração de Donald Trump havia estabelecido um objetivo de desembarque em 2024. Mas a NASA, agora, informa que não é “tecnicamente viável”, em parte devido a litígios sobre o contrato de construção do veículo de pouso lunar, bem como a pandemia do coronavírus chinês.
A NASA planeja realizar um vôo de teste não tripulado da cápsula Orion em fevereiro de 2022, colocando-a em órbita ao redor da lua.
O primeiro vôo tripulado da espaçonave virá o mais tardar até maio de 2024, o que está cerca de um ano atrasado em relação ao cronograma original.
Nelson expressou uma sensação de crise sobre a China, que está rapidamente se aproximando dos Estados Unidos no desenvolvimento espacial. A China lançou uma série de foguetes para enviar astronautas a sua própria estação espacial.
Nelson expressou sua determinação de conseguir uma pouso lunar tripulado antes dos países rivais.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am