Manifestantes tailandeses protestam por reformas reais
Manifestantes na Tailândia tomaram as ruas da capital, Bangkok, para protestar contra uma decisão da Corte Constitucional, que considerou inconstitucionais os pedidos de reforma da monarquia.
A polícia informa que cerca de 1.000 pessoas participaram da manifestação no domingo (14). As autoridades locais dizem que três pessoas ficaram feridas.
A corte decidiu, na quarta-feira (10), que as exigências de reforma da monarquia do país são inconstitucionais e equivalem a uma tentativa de derrubar a instituição real.
Tais reivindicações cresceram durante os protestos anti-governamentais que continuam desde o ano passado. As exigências incluem a redução dos orçamentos reais e a abolição da lei “lese majeste” que proíbe a difamação da família real.
A corte também ordenou aos três principais ativistas e seus associados que se abstivessem de fazer tais exigências no futuro.
Os manifestantes, no último protesto, disseram que a decisão da corte é equivocada, pois eles não pretendem derrubar a monarquia constitucional. Eles queimaram imagens de juízes do tribunal antes de se manifestarem.
Alguns manifestantes se chocaram com a polícia que havia bloqueado seu caminho.
Uma manifestante de 30 anos disse que alguns participantes que foram detidos durante protestos anteriores continuaram a lutar enquanto estavam na prisão. Ela acrescentou que não pode permanecer em silêncio e deve continuar a protestar.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am