Líderes do G20 apelam para ações contra a mudança climática
Líderes do Grupo das 20 maiores economias disseram que todos os países precisam tomar “ações significativas e eficazes” para manter a elevação da temperatura média global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
Eles encerraram sua cúpula de dois dias na capital italiana, Roma, no domingo (31), após adotarem uma declaração dos líderes.
A declaração, aparentemente, coloca maior ênfase na necessidade de conter o aumento da temperatura para 1,5 graus do que o Acordo de Paris que foi adotado em 2015.
O acordo visa manter o aquecimento global bem abaixo de 2 graus e prosseguir os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus.
A declaração estabelece que os líderes reconhecem “a importância fundamental de alcançar uma emissão global líquida zero de gases de efeito estufa ou neutralidade de carbono até ou por volta de meados do século”.
Os líderes não estabeleceram um prazo claro para atingir a neutralidade de carbono, aparentemente porque as datas alvo variam de país para país. O Japão e os Estados Unidos têm como objetivo atingir a neutralidade até 2050, enquanto a China e a Rússia também estão buscando fazê-lo até 2060.
Como medidas concretas, a declaração diz que os líderes “porão fim ao fornecimento de financiamento público internacional para a nova geração de energia a carvão no exterior até o final de 2021”.
Ela diz que os líderes “recordam e reafirmam o compromisso assumido pelos países desenvolvidos, com o objetivo de mobilizar conjuntamente 100 bilhões de dólares por ano até 2020 e anualmente até 2025 para atender às necessidades dos países em desenvolvimento”. Estima-se que as nações do G20 são responsáveis por 80% das emissões globais de dióxido de carbono.
Muitos dos líderes do G20 estão agendados para participar da conferência climática COP26 da ONU em Glasgow, Escócia, que começou no domingo (31).
O primeiro-ministro italiano Mario Draghi, que presidiu a cúpula do G20, proferiu um discurso no encerramento da reunião. Sublinhou a importância de os países tomarem medidas contra a mudança climática.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am