Japão eleva o alerta de gripe aviária ao mais alto nível
O Ministério do Meio Ambiente do Japão elevou o alerta de gripe aviária do país para o nível mais alto, nesta quinta-feira (11), depois que vírus altamente patogênicos foram detectados em duas prefeituras.
Os vírus da gripe aviária foram encontrados em galinhas de uma granja na cidade de Yokote, na prefeitura de Akita e na água de um arrozal na cidade de Izumi na prefeitura de Kagoshima.
O instituto nacional de pesquisa confirmou que o vírus detectado em Akita era o H5N8, que é a cepa mortal que causou o maior surto de gripe aviária do país no inverno passado. A cepa encontrada em Kagoshima também foi identificada como um vírus H5.
O Ministério da Agricultura suspeita que um animal selvagem possa ter sido portador do vírus.
O Ministério do Meio Ambiente está apelando aos governos locais de todo o país para reforçar o monitoramento das aves silvestres.
O ministério designará um raio de 10 quilômetros dos locais de infecção em Akita e Kagoshima como áreas prioritárias de vigilância e realizará pesquisas de emergência com as autoridades nas duas prefeituras.
O ministério informa que é improvável que a gripe aviária seja transmissível a humanos a menos que eles entrem em contato excessivo com aves infectadas.
Mas os funcionários do ministério estão pedindo às pessoas que lavem as mãos e gargarejem bem se tocarem nos excrementos das aves, e que informem as autoridades locais quando encontrarem uma ave selvagem morta.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am