JAN lança “Domingo” e divide vocal com a cantora CARU

JAN é cantor, compositor, produtor musical e vocalista da banda Facção Caipira, que desde 2020 se dedica também a  carreira solo. Jan acabou de lançar “Domingo”, um pagode-country autoral, sobre amizade, dividindo os vocais com a cantora, compositora e poetisa baiana CARU. Essa música encerra o Lado II dos EPs “Quem Vai Dizer Que Quis Assim” que o cantor lançou em 2021.

Jan disse: “Domingo” é um pagode-country que compus sobre amizade, quando precisava de um abraço forte, uma folga com quem faz a gente se sentir bem”. O clipe foi roteirizado e ilustrado pela Julia Herkenhoff editado e animado por Matheus Marins e Sofia Selles.

Natural de Feira de Santana, Caru que se considera uma nômade convicta, já morou em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Madrid. Além de cantora é empreendedora, diretora artística, arquiteta e urbanista.  De origem indígena (bisavô paterno) criou o  projeto experimental INDIOFUTURISMO, onde decidiu utilizar sons da floresta mesclados com beats eletrônicos.

Circulou com o projeto por 02 anos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Como compositora tem parcerias e “aprochegos” sinceros com os tropicalistas Capinan e com Tom Zé. CARU já trabalhou com nomes como Tó Brandileone, Kassin, Diogo Strausz, Alberto Continentino, Felipe Guedes, Julia Branco (MG), Juliana Linhares (Pietá), Jadsa (BA), entre outros. Para saber mais sobre CARU, acesse o seu site:https://caruoficial.com.br/

Domingo“, que fecha o EP, é um rock estilizado, com uma mistura inusitada entre country à la Johnny Cash com um… pagode pós-almoço… de domingo. A letra é um aceno ao resto de felicidade que ainda temos em nós, como força para derrotar o que há de mal por aí.

As quatro faixas e dois videoclipes são complementadas por esse novo EP, uma parte dois, uma sequência. É como se o gosto amargo ainda não fosse dissipado. Como se houvesse ainda a necessidade de comunicar e cantar, tudo ao mesmo tempo. Só que, a exemplo do primeiro lançamento, “Quem Vai Dizer Que Quis Assim II” é um trabalho coletivo. Suas canções são exemplos de música brasileira alternativa moderna e aguçada. E colaborativa.

A faixa “2020 Ano Que o Brasil Ardeu” integra o Lado II do EP Quem Vai Dizer Que Quis Assim. A música é uma resposta frente a aguda crise ambiental, política e a guerra cultural que aterroriza o Brasil desde 2013.

Ela reúne músicos de diferentes regiões do país, com músicos da região sudeste (Jan, Rafael Barros, Bento e Gabriel Araújo), Centro-oeste (Billy Espíndola) e Norte (Tainá Garmendia e o Conjunto Caruana) em protesto a destruição do meio ambiente e do genocídio dos povos originários.

Movido pela situação do país, pela indignação com as coisas, pela necessidade de expressar sua visão e sentimento, foi o que levou Jan lançar o EP “Quem Vai Dizer Que Quis Assim”. Canções como “Rachadinha” e “Modelo Neoliberal” davam o tom exato do que o moveu  na feitura do disco e no conceito que escolheu para situar sua obra.

Jan não está para brincadeira, ainda que conserve o bom humor e o sorriso no rosto, as canções dos dois EPs vão te dar um retrato bem nítido do que a maioria está vivendo e sentindo no Brasil deste tempo estranho.

A faixa “Quem Vai Dizer Que Quis Assim” integra o Lado II do EP. Ela conta com a participação dos músicos Lau (voz), Julico (voz e guitarra), Victor Nogueira (suette e piano) e Bruno Castro na bateria.

Jan se dedica a uma carreira solo permeada de experimentações eletrônicas, sutis e adotou este Brasil caótico como musa inspiradora. Desde então, Jan tem colaborado com um número enorme de pessoas, entre elas, o músico niteroiense Gilber T e o vocalista da banda sergipana The Baggios, na confecção de uma musicalidade própria e engajada.

O clipe do single Menos Nós é um trecho na íntegra do curta-metragem “Toró do Imaginário,” produzido por estudantes da disciplina eletiva Educação, Ambiente e Cinema oferecida para todos os cursos de Graduação da UFRJ.

Redes:

@jansantoro
Tik Tok
@janjowmary

Ficha técnica de “Domingo”:
Videoclipe / Roteiro e ilustração:Julia Herkenhoff
Edição e animação:Matheus Marins e Sofia Selles
Distribuição:Selo Camarada @selocamarada
“Setembro tem 12 meses”:Frase de Daniel Scarmont @danielscarmont
Composição, Produção Musical, Voz, Baixo, Guitarra, Wurli e Violão:JAN
Pandeiros:Rafael Barros
Bateria:Bruno Castro
Guitarra Slide:Guilherme Schwab
Mixagem: Raphael “Moita” Dieguez
Masterização: Pedro Garcia

Jan Santoro
Produção
Facção Caipira
+55 (21) 9 9999 8101
[TOCA DISCOS]

Da Redação by Cleo Oshiro
Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)