EUA e China pretendem aliviar as restrições aos jornalistas
Os governos dos EUA e da China declaram ter concordado em aliviar as restrições de vistos para jornalistas um do outro.
No ano passado, a administração dos EUA sob o então presidente Donald Trump limitou o período de validade de vistos para jornalistas chineses, enquanto a China proibiu os correspondentes de alguns dos principais veículos de comunicação dos EUA de trabalhar no país.
Sobre o último desenvolvimento, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse à NHK na terça-feira (16), “Saudamos este progresso, mas o vemos simplesmente como passos iniciais”. O oficial também disse: “Continuaremos trabalhando para expandir o acesso e melhorar as condições para a mídia dos EUA e outros meios de comunicação estrangeiros” na China.
Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (17), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Zhao Lijian considerou o acordo um “resultado difícil de ser alcançado”. Ele disse que a China espera que os EUA honrem suas palavras e ponham em prática medidas e políticas relevantes o mais rápido possível.
O Presidente americano Joe Biden e o Presidente chinês Xi Jinping realizaram sua primeira cúpula on-line esta semana e concordaram em continuar o diálogo. Alguns observadores dizem que os países fizeram as medidas conciliatórias para coincidir com as conversações.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am