EUA advertem a China sobre bloqueio de barcos filipinos
O Departamento de Estado dos EUA emitiu um aviso para a China depois que seus barcos da guarda costeira bloquearam a passagem de barcos de reabastecimento filipinos no Mar do Sul da China. A China e as Filipinas estão envolvidas em uma disputa territorial relativa a esse corpo de água.
Manila afirma que dois barcos contratados pelos militares filipinos estavam a caminho para entregar suprimentos às tropas estacionadas em um banco de areia nas Ilhas Spratly, na terça-feira (16). Três embarcações da guarda costeira chinesa bloquearam e usaram canhões de água nos barcos.
Pequim disse que era uma resposta legítima ao que descreveu como uma incursão não aprovada nas águas chinesas.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse em uma declaração na sexta-feira (19) que Washington estava ao lado de seu aliado, as Filipinas, em meio a uma “escalada que ameaça diretamente a paz e a estabilidade regional”.
Price também observou que um ataque armado contra navios públicos filipinos no Mar do Sul da China invocaria os compromissos de defesa mútua dos EUA sob o Tratado de Defesa Mútua EUA-Filipinas.
Washington tem dito, repetidamente, que é ilegal para a China reivindicar os direitos de controlar quase todo o Mar do Sul da China.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am