A cantora e compositora Monica Tomasi brilha na Alemanha
A cantora, instrumentista, compositora e produtora musical gaúcha Monica Tomasi, faz parte do Brasil cancioneiro sendo considerada uma das principais vozes da música urbana. Radicada há 3 anos na Alemanha, Monica tem conquistado o público europeu e recebido ótimas críticas dos seus concertos nos jornais. Suas interpretações imprimem personalidade marcante ao transitar pelo rock, samba, trazendo uma mistura de diferentes linguagens musicais.
Dos seus encontros musicais, Monica realizou no Brasil, parcerias com Fernanda Young, Celso Fonseca, Flavio Adonis, Marcio Celli, Caio Martinez, Nelson Coelho de Castro e Bebeto Alves, e na Alemanha inicia uma fluente parceria formando um trio com o guitarrista Tobias Langguth e a percussionista brasileira Cris Gavazzoni.
Monica participou do tour na Alemanha com o Triooo Maravilha+1 (foto abaixo) formado por Cris Gavazzoni (percussão), Priscila Simeoni (violino) e Fausto Israel (vocal), como artista convidada, vocal e guitarra. No dia 8 de novembro realizaram o encerramento do Kreativ Akademie 2021 em Mannheim, Alemanha, onde o grupo interpretou uma composição de autoria da própria Monica, homenageando a CAPOEIRA. O saxofonista de Jazz, Olaf Schönborn, participou do show como convidado especial.
Na Alemanha Monica se apresenta com a banda (foto abaixo) formada por Tobias Langguth, Cris Gavazzoni e Carlos Abyazar oferecendo o melhor da música pop brasileira, samba e bossa nova em shows, eventos e concertos em vários lugares da Alemanha.
Considerada uma das principais vozes da música urbana no Rio Grande do Sul, Monica Tomasi tem em sua discografia: o LP “Eu Fórica” (1990), independente; o CD “1º” (1996), pelo selo Dabliú Discos; o CD “Ideias Contemporâneas Sobre o Amor” (2003) com direção artística da própria Monica e do guitarrista Duca Leindecker (Cidadão Quem).
O CD financiado pelo Fumproarte traz músicas próprias e inéditas da cantora, incluindo parcerias com Celso Fonseca e Fernanda Young e a participação especial de Paulinho Moska. O CD “Quando os Versos Me Visitam”, foi financiado pelo Projeto Petrobrás Cultural/2006.
No CD “Intermitente” (2013), suas interpretações imprimem naturalidade e personalidade marcante ao transitar pelo rock, samba, numa mistura de diferentes linguagens musicais em parcerias com Celso Fonseca, a escritora Fernanda Young, Flavio Adonis, Nelson Coelho de Castro, Caio Martinez, Marcio Celli e Bebeto Alves.
Monica possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986). Além da carreira musical, ela se interessou pela Gastronomia, realizando alguns cursos de formação nessa área e desde 2014 está na Graduação de Nutrição da PUCRS.
Desenvolveu em 2018 o EP Música Para Crianças – Educação Nutricional, um trabalho artístico-educacional com o objetivo de agregar conhecimentos e habilidades para o autocuidado da saúde.
A composição das canções foi de encontro aos principais desafios dentro da alimentação e saúde infantil, a preocupação com o consumo das vitaminas A e C, o excessivo consumo de corantes em diversos alimentos, a higiene pessoal das crianças e o hábito de consumir frutas in natura.
Em 2003 foi indicada em 3 categorias no Prêmio Açorianos de Música, conquistando o Prêmio de Melhor Disco de MPB. Participou da turnê pelo Brasil, integrando uma das caravanas do projeto Pixinguinha em 2004, e no ano seguinte se apresentou em Paris no evento diplomático “Ano do Brasil na França”.
Desde 2005 que Monica começou a compor trilhas para teatro, produziu trabalhos para outros artistas e integrou projetos coletivos. No teatro foi responsável pela trilha sonora original de “Calamidade”, “A Megera Domada” e “A Comédia dos Erros”, esse último conquistando o Prêmio Açorianos de Melhor Trilha Sonora/2008.
Em 2009, musicou o livro “Lili Inventa o Mundo”, da Coleção Mario Quintana para Infância em Braille/CEEE. No ano de 2017, foi a responsável pela trilha sonora do monólogo Ìcaro, escrito, produzido e encenado pelo ator gaúcho Luciano Mallmann. São depoimentos do próprio Luciano, lesionado medular cervical, e outras histórias baseadas em pessoas usuárias de cadeiras de rodas que ele conheceu desde 2004, quando se acidentou em uma acrobacia aérea em tecido. Luciano aborda temas como preconceito, resiliência, tentando despertar, por meio do teatro, princípios de igualdade e cidadania.
Monica Tomasi construiu uma linda trajetória no Brasil e agora brilha com todo o seu carisma e talento na Alemanha, país que escolheu para mostrar o melhor da nossa música. Ela se apresenta em vários projetos, entre eles o quarteto Monica Tomasi Quartett, ao lado de Cris Gavazzoni – percussão, Carlos MusicandSoul – baixo, Tobias Langguth – guitarra.
Site Oficial:https://www.monicatomasi.com.br/
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am