Pituco Freitas: Ex- Língua de Trapo segue carreira artística no Japão
Tony Pituco Freitas (Músico, Cantor, Compositor e Jornalista), conhecido como Pituco, viveu projetos performáticos e também lançou um álbum solo gravado como uma narrativa completa do estilo do pioneiro da Bossa Nova João Gilberto. Quando vivia no Brasil, integrou o Língua de Trapo (grupo de sátira política e social) em 1979, que deu origem à música de vanguarda paulista no início dos anos 80. Pituco Freitas que vive em Tóquio, se apresenta no cenário musical da Bossa Nova e MPB.
Nos anos 1987-88, Pituco Freitas atuava numa espécie de percursores dos stand ups nas casas noturnas paulistanas, com o pocket show chamado “Conversa fiada”, apresentando esquetes de humor e música, em parceria com o pianista e compositor Lucas Filho. Pituco fez parte do elenco do show de comédia Bronco Total (Ronald Golias / TV Bandeirantes 1989). Participou de jingles publicitários produzidos por Zé Rodrix (A voz do Brasil). Nos últimos anos, compôs canções com seus parceiros virtuais (Carlos Castelo – CD “Bossa’n Humor” lançamento previsto para novembro 2021’ / Rogerio Santos – CD “Crônicas Paulistanas” 2012’).
Em 1991, Pituco já vivendo no Japão, produziu uma sessão de gravação para o saxofonista japonês Kiyoshi Miyaura no Rio de Janeiro, Brasil, co-autoria em duas canções…”Outono no Rio” / “My Dear”.
De 1992 a 1995, formou seu próprio grupo “Extra Acoustic. Em 1996, produziu o programa de rádio K-7 “Radio Mosquito” patrocinado pela KDD. Escreveu para o jornal “Tudo Bem” a coluna “A Picada do Mosquito” 1996-97’ sobre o cotidiano do brasileiro em Tokyo.
Em 1997, compôs canções e produziu o CD da cantora japonesa Izumi. No mesmo ano, compôs duas músicas “Difato” e “De todo jeito”, gravadas no CD da cantora brasileira Monica Freire, residente no Canadá.
No ano de 1993, desenvolveu o roteiro do especial de final de ano, para a TV da NHK “Gasuka” (programa infantil). Além disso, apresentou-se como cantor e guitarrista em vários shows e eventos, como BOSSA AOYAMA de 2008 a 2019. Em 2000, gravou um especial ao vivo na TV a cabo em Yokohama e Chiba. Participou da gravação de canções comerciais japonesas e de diversos projetos (NHK Minna no Uta).
Em 2011’ lançou seu CD solo “Tony Pituco Freitas” pelo selo Cendi Music.
Pituco lançou três discos e já se apresentou em grandes eventos de âmbito nacional, como o Festival Iacanga (1983 e 1984) e o Festival dos Festivais (Rede Globo de 1985 – 12 finalistas com “Os Metaleiros Também Amam” de Carlos Castelo e Ayrton Mugnainni).
Reduto dos hippies na década de 70 e 80, o Festival Iacanga em Águas Claras teve quatro edições: 1975, 1981, 1983 e 1984, considerado a maior manifestação do underground brasileiro” em pleno regime militar.
O Festival dos Festivais apresentado pelo jornalista, compositor e crítico musical Nelson Motta, reuniu cerca de 12 mil compositores inscritos nas categorias melhores músicas, letra, intérprete, arranjo e revelação. A final aconteceu no ginásio do Maracanãzinho, Zona Norte do Rio.
Formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, foi no interior da faculdade em 1979, que surgiu o Língua de Trapo, fazendo muito sucesso entre os universitários e jovens por seu conteúdo de crítica política e social. O grupo tinha como integrantes no início Laert Sarrumor, Luiz Domingues, Guca Domenico e Pituco. Em seguida entrou para o grupo Carlos Melo) e Lizoel Costa, amigos da faculdade.
Em 1980 a banda Língua de Trapo se torna oficial com o lançamento de sua primeira fita demo, denominada “Sutil como um Cassetete”, vendidas nos corredores da faculdade e nos shows, principalmente no circuito universitário e em festivais de MPB. No ano seguinte, gravam pelo (Selo Lira Paulistana) o seu primeiro e antológico LP.
A banda encerrou as suas atividades em 1987, ficando inativa por 4 anos. Em 1991, após uma série de apresentações do show “Perigozo”, e muitos pedidos dos fãs, a Banda Língua de Trapo retorna aos palcos liderados por um dos seus fundadores, Laert Sarrumor e novos integrantes.
Blog: https://blogdopituco.blogspot.com/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/pitucofreitas/featured
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am