ONU adota a resolução antinuclear do Japão
O comitê de desarmamento da ONU adotou o projeto de resolução do Japão que exige a abolição das armas nucleares. É a 28ª aprovação consecutiva da resolução apresentada pelo Japão a cada ano desde 1994.
A minuta foi aprovada na quarta-feira (27) com 152 votos a favor. Quatro países se opuseram à resolução e 30 se abstiveram. O número de Estados que votaram a favor aumentou em 13 em relação ao ano passado. Eles incluíam três potências nucleares, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, que se abstiveram no ano passado. China, Rússia, Coréia do Norte e Síria se opuseram à resolução.
Algumas nações não nucleares, incluindo a Áustria, se abstiveram porque a resolução do Japão não faz menção direta ao Tratado da ONU sobre a Proibição de Armas Nucleares, que entrou em vigor em janeiro.
A resolução apresenta ações concretas para fazer avançar o desarmamento nuclear.
Uma delas pede aos países que tomem medidas para aumentar a transparência e a confiança mútua sobre as políticas nucleares. Outro apela para a assinatura e ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares. A educação para o desarmamento e a interação com os sobreviventes de bombas atômicas também são propostas.
A Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares está sendo planejada para janeiro do próximo ano.
O Japão, como único país a ter sofrido bombardeios atômicos, enfrenta o desafio de como servir de ponte entre as potências nucleares e as nações não nucleares.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am