Militares de Myanmar recusam visita do enviado da ASEAN
Militares de Myanmar informam ter recusado a visita de um enviado especial da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, ao país.
A TV estatal de Myanmar divulgou uma declaração dos militares na quinta-feira (14).
O comunicado revelou que os militares haviam negado um pedido do enviado especial da ASEAN para visitar o país entre segunda-feira e quinta-feira desta semana.
A ASEAN nomeou o segundo ministro das Relações Exteriores de Brunei, Erywan Yusof, como enviado especial em agosto para mediar as conversações entre os militares e o grupo pró-democracia.
A declaração dizia que o enviado pediu para se encontrar com todas as pessoas que quisesse, mas que a realização de tal missão é atualmente difícil porque Myanmar está se concentrando na estabilidade interna e no Estado de Direito.
Acredita-se que os militares tenham rejeitado a visita do enviado porque ele insistiu em encontrar-se com pessoas como a Conselheira de Estado Aung San Suu Kyi e o Presidente Win Myint. Os dois estão sob detenção desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro e estão em julgamento.
A declaração também disse que Myanmar acolherá rapidamente uma visita se o enviado não procurar reuniões com essas pessoas. Disse que Myanmar e o enviado precisam primeiro construir a confiança mútua.
Espera-se que a recusa provoque repercussões negativas por parte da ASEAN. O bloco provavelmente convocará uma reunião de emergência dos ministros das Relações Exteriores na sexta-feira (15).
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am