LDP perde uma das duas eleições parciais da Câmara Alta
O principal partido governista do Japão, o Partido Liberal Democrático, ou Liberal Democratic Party – LDP, perdeu uma das duas eleições parciais da Câmara Alta. Mas ganhou a outra e vai manter esse assento.
As eleições parciais foram realizadas nas circunscrições eleitorais de Yamaguchi e Shizuoka, neste domingo (24). Elas foram realizadas porque dois legisladores do LDP renunciaram.
Faltando apenas uma semana para as eleições de 31 de outubro, as eleições parciais foram amplamente vistas como um “prévia”.
No distrito eleitoral de Shizuoka, um candidato independente, Yamazaki Shinnosuke, venceu com 650.789 votos. Ele derrotou Wakabayashi Yohei, da LDP, que recebeu 602.780 votos.
Yamazaki é um ex-membro da assembléia da prefeitura. Ele foi apoiado pelo Partido Democrático Constitucional e pelo Partido Democrata para o Povo, da oposição.
Na circunscrição eleitoral de Yamaguchi, Kitamura Tsuneo venceu as eleições parciais com 307.894 votos. Kitamura é um ex-legislador do LDP. Ele foi apoiado pelo parceiro da coalizão júnior do LDP, Komeito, derrotando o candidato do Partido Comunista Japonês, da oposição, Kawai Kiyo, que recebeu 92.532 votos.
As eleições parciais foram os primeiros concursos nacionais realizados desde que a primeira ministra Kishida Fumio tomou posse no início deste mês.
Os setores dirigentes e da oposição enviaram líderes partidários e políticos seniores para fazer campanha para os candidatos.
Os partidos no poder dizem que o revés em Shizuoka pode ter um impacto limitado nas próximas eleições para a Câmara dos Deputados. Mas que mais esforços precisam ser feitos a fim de reunir apoio para o grupo governista.
Os partidos da oposição dizem que o resultado indica que os eleitores estão zangados com o governo. Eles também dizem que esperam que isso lhes dê um impulso em direção às eleições gerais.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am