Japão melhorará a capacidade de defesa contra mísseis
O principal porta-voz do governo japonês indicou que o país melhorará suas capacidades de defesa antimíssil, após uma reportagem de um jornal britânico, segundo a qual a China testou um míssil hipersônico.
Em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18), o secretário chefe de gabinete, Matsuno Hirokazu, mencionou um artigo do Financial Times que disse que a China realizou o teste em agosto.
Um míssil hipersônico viaja a cerca de cinco vezes a velocidade do som, e acredita-se que seja mais difícil de interceptar.
Matsuno disse estar ciente do relatório, e que a China, aparentemente, está acelerando o desenvolvimento de armas hipersônicas de capacidade nuclear para obter a capacidade de romper os sistemas de defesa antimísseis.
Ele ressaltou que Pequim não tem sido transparente quanto a seus gastos, consistentemente, crescentes com a defesa para construir sua capacidade militar, incluindo armas nucleares e mísseis, tanto em qualidade quanto em quantidade.
Ele advertiu que a rápida expansão das atividades militares da China no mar e no ar tornou-se uma grande preocupação de segurança para a comunidade regional e global.
Matsuno também disse que algumas das novas ameaças são consideradas difíceis de responder com equipamentos convencionais. Ele disse que o Japão melhorará sua capacidade de detecção, rastreamento e interceptação contra qualquer ameaça vinda do ar.
Ele acrescentou que o país reforçará suas capacidades abrangentes de defesa aérea e contra mísseis que operam equipamentos através de redes de computadores.
- Apoiadores da Ucrânia fazem protesto em Washington - 24 de fevereiro de 2025 3:16 am
- Partidos da Alemanha fazem último apelo antes das eleições gerais - 24 de fevereiro de 2025 3:05 am
- EUA propõem resolução da ONU sobre a guerra na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 2:59 am