Governo da Venezuela suspenderá conversações com a oposição
A delegação do governo da Venezuela suspenderá as negociações com a oposição política para protestar contra a extradição de um de seus membros para os Estados Unidos.
As negociações, mediadas pelo governo norueguês, começaram no México em agosto, para ajudar a resolver o tumulto em curso na Venezuela. As negociações deveriam ser retomadas neste domingo (17).
A delegação venezuelana disse que a suspensão é para protestar contra a extradição de um homem de negócios para os Estados Unidos no sábado, da ilha de Cabo Verde, na África Ocidental.
O empresário é membro da delegação e também um aliado próximo do presidente venezuelano Nicolas Maduro. O governo venezuelano denunciou a extradição, qualificando-a como sequestro.
As autoridades judiciais americanas acusaram o empresário, em 2019, de lavagem de dinheiro em conexão com um esquema de suborno envolvendo fundos públicos venezuelanos.
Maduro tem mantido seu controle autocrático do poder com o apoio da China e da Rússia.
Ele está em confronto com o líder da oposição Juan Guaido, ex-presidente da Assembléia Nacional da Venezuela. Guaido declarou-se presidente interino do país sul-americano com o apoio das nações, incluindo os EUA.
As políticas econômicas da Venezuela têm provocado hiperinflação e outras ramificações nos últimos anos, deixando muitas pessoas vivendo em condições extremas.
- Trump diz que está “perto” de acordo com Ucrânia sobre minerais - 24 de fevereiro de 2025 3:42 am
- Apoiadores da Ucrânia fazem protesto em Washington - 24 de fevereiro de 2025 3:16 am
- Partidos da Alemanha fazem último apelo antes das eleições gerais - 24 de fevereiro de 2025 3:05 am