F-35B testa pouso e decolagem em navio da Força de Auto-Defesa Marítima do Japão
O Ministério da Defesa do Japão informa ter realizado testes de aterrissagem e decolagem de caça furtivos de última geração em um navio da Força de Auto-Defesa Marítima, Maritime Self-Defense Force – MSDF.
O ministério disse, nesta terça-feira (5), que dois caças F-35B da Base Aérea Americana Iwakuni, no oeste do Japão, participaram dos testes no destroyer Izumo.
O Izumo, projetado como um porta-helicóptero, está passando por modificações, incluindo seu convés de vôo, para que os caças F-35B pudessem decolar e pousar. Os testes foram realizados como parte do processo de modificação.
O MSDF divulgou imagens de vídeo mostrando os caças pousando verticalmente e decolando do convés de vôo de 250 metros de comprimento.
Foi a primeira vez que caças pousaram e decolaram de uma embarcação MSDF.
O governo japonês disse que as unidades F-35B não serão instaladas em tempo integral no Izumo, portanto não será considerado um porta-aviões de ataque, o que seria proibido pela constituição japonesa.
O Chefe de Pessoal do MSDF, Yamamura Hiroshi, disse em uma coletiva de imprensa que as modificações melhorarão a flexibilidade operacional dos aviões de caça. Ele disse que considera o Izumo um destroyer polivalente, e que será usado para a defesa do país.
O MSDF planeja uma modificação semelhante para o destroyer irmão do Izumo, o Kaga.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am