EUA e China pretendem realizar cúpula on-line até o final do ano
Um alto funcionário do governo norte-americano disse que os Estados Unidos e a China concordaram, em princípio, que seus presidentes realizarão conversações on-line até o final deste ano.
O desenvolvimento ocorre depois que o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan e Yang Jiechi, membro do Politburo e principal diplomata da China, se encontraram em Zurique na quarta-feira (6). Um alto funcionário da administração Biden disse aos repórteres que a reunião durou cerca de 6 horas.
Em uma declaração, a Casa Branca disse que Sullivan transmitiu as preocupações dos EUA sobre as ações da China relacionadas com os direitos humanos e Taiwan e outras áreas. Acrescentou que Sullivan deixou claro que Washington continuará a engajar Pequim “em nível superior para assegurar uma competição responsável”.
O Ministério das Relações Exteriores chinês disse que Yang explicou a posição de Pequim sobre questões como Taiwan e os direitos humanos. Ele exortou os EUA a respeitar a soberania da China e a parar de interferir em seus assuntos internos.
O ministério observou que os EUA indicaram que aderem ao princípio de “One China” e que Taiwan é parte da China.
O ministério disse que Yang se opôs ao uso da palavra “concorrência” para caracterizar a relação bilateral.
Citou-o como dizendo que a China e os EUA – e o mundo, seriam beneficiados se os dois países cooperassem, mas que seria extremamente prejudicial se eles se confrontassem um com o outro.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm