Estudantes soldados da Segunda Guerra Mundial são lembrados no Japão
Parentes de ex-alunos universitários, convocados há 78 anos para lutar pelo Japão na Segunda Guerra Mundial, realizaram uma cerimônia memorial em Tóquio.
Cerca de 15 pessoas se reuniram na cerimônia nesta quinta-feira (21), em frente a um cenotáfio no novo Estádio Nacional, no centro de Tóquio. Eles depositaram flores e rezaram silenciosamente.
Em 21 de outubro de 1943, os ex-alunos participaram de uma cerimônia de despedida no local, onde se encontrava um campo de atletismo. Como a situação de guerra estava se deteriorando, o governo revogou o adiamento para os estudantes universitários e preparou, possivelmente, 100.000 deles, muitos dos quais morreram.
O cenotáfio está de volta ao seu lugar original após ter sido movido durante a construção do estádio para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Os organizadores do memorial dizem que se abstiveram de chamar muitas pessoas para assistir ao ato este ano por causa da pandemia do coronavírus chinês. Apenas um ex-soldado estudante, Suzuki Takashi, de 98 anos, participou, junto com sua filha.
Suzuki disse que a maioria de seus colegas de escola faleceram, mas que ele trouxe fotografias antigas para mostrá-las. Ele disse que é triste que muitos jovens tenham morrido, acrescentando que, como sobrevivente, ele só pode rezar por eles.
Devido ao envelhecimento das pessoas envolvidas na mobilização estudantil, tornou-se um desafio transmitir as memórias e lições relacionadas às gerações mais jovens.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm