Enviados dos EUA e Coréia do Sul exortam a Coréia do Norte para que inicie o diálogo
Os enviados norte-americanos e sul-coreanos para assuntos norte-coreanos se reuniram durante o fim de semana e pediram a Pyongyang que cessasse as provocações e se engajasse no diálogo.
O Representante Especial dos EUA para a Coréia do Norte, Sung Kim, e o Representante Especial da Coréia do Sul para Assuntos de Paz e Segurança da Península Coreana, Noh Kyu-duk, se reuniram em Seul neste domingo (24). Eles discutiram a desnuclearização completa da Península da Coréia.
Kim disse após a reunião que o recente teste de mísseis balísticos de Pyongyang “viola várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, e representa uma ameaça para os vizinhos do país e para a comunidade internacional.
Ele disse que exortam a Coréia do Norte a “cessar estas provocações e outras atividades desestabilizadoras e, em vez disso, iniciar um diálogo”.
Kim também disse que os EUA trabalharão com a Coréia do Sul para retomar as conversações com a Coréia do Norte.
Noh disse: “Tive uma discussão séria e profunda com o representante Kim sobre a proposta do fim da guerra”, indicando que eles trocaram opiniões sobre várias coisas que poderiam ser feitas, tais como fornecer ajuda humanitária.
A Coréia do Norte indicou que pretende desenvolver vários sistemas de armas, incluindo mísseis balísticos, em linha com seu plano de cinco anos para fortalecer sua capacidade de defesa, não demonstrando disposição para o diálogo.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am