Deh Muss lança ARTEMIS em duo com Mãeana

Deh Muss, compositora, poeta, musicista, violonista, produtora, mãe de duas garotas, Lira e da Maní e cantora belo-horizontina. Deh lançou ARTEMIS, a primeira música do seu disco novo. Artemis foi lançada com um belo clipe no dia 22 de setembro, com participação da cantora e compositora carioca Mãeana. A canção faz parte do álbum “Antes de Eva”, e traz sete músicas, cada uma com o nome de uma Deusa.

Formada em Música pela UFMG, Deh idealizou e trabalha em diversos projetos feministas na música como: Coletivo ANA, com quem lançou disco em 2014; criou a hashtag #mulherescriando que culmino: Coletivo Mulheres Criando, que ganhou o Prêmio Profissionais da Musica 2018, Sonora Festival Internacional de Compositoras. É uma das apresentadoras da coluna musical “Programa Lugar de Mulher”, que já foi transmitida pela Rádio Inconfidência e hoje está em formato de web TV.

Fez direção musical do espetáculo teatral “Rua das Camélias”  sobre a vida das prostitutas da rua Guaicurus, em Belo Horizonte/MG. Lançou seu primeiro livro de poesia, “Todas as primaveras em mim” no fim de 2019, pela ‘Editora Luas”, projeto editorial feminista que lança livro de mulheres escritoras. Está finalizando seu segundo disco solo “Antes de Eva’, que versa sobre o o universo da mulher contemporânea, através de canções autorais de Deh, feitas a partir dos contos folclóricos das Deusas de diversas culturas ao redor do mundo.

Formada em Música pela UFMG, Deh lançou seu primeiro disco solo autoral em 2015, intitulado “Varanda Aberta”. É idealizadora de diversos projetos no âmbito da mulher e do feminismo, como: Coletivo ANA , 1º coletivo de compositoras do Brasil, com quem lançou um disco em 2014; a hashtag #mulherescriando, criado para dar visibilidade as mulheres criadoras na música, que culminou nas seguintes ações: Coletivo Mulheres Criando que ganhou o Prêmio Profissional da Música 2018 e o Sonora – Festival Internacional de Compositoras.

É umas das apresentadoras do programa musical “Coluna Lugar de Mulher” que já foi transmitida pela Rádio Inconfidência e hoje está em formato de web TV. Está em processo de finalização de seu segundo disco a ser lançado este ano, que versa sobre o o universo da mulher contemporânea através de canções autorais de Deh feitas a partir dos contos folclóricos das Deusas de diversas culturas ao redor do mundo, intitulado “antes de Eva…” Lançou seu primeiro livro de poesia “Todas as primaveras em mim” no fim de 2019, pela ‘Editora Luas”, projeto editorial feminista que lança livro de mulheres escritoras.

Em seu currículo possui várias participações em discos de músicos mineiros, e o espetáculo lítero – musical. “Fé Menina” que versa sobre o feminino combinando canções autorais com contos míticos das Deusas de diversas culturas ao redor do mundo e que hoje é seu novo projeto , o 2° disco autoral “antes de Eva” do qual Deh lançou em setembro o 1° single Artemis. Muitos desses poemas-canções estão registrados no seu livro Todas as primaveras em mim, publicado pela Editora Luas.

Deh tem trabalhos autorais gravados com grupos dos quais participou como o Grupo Nem Secos e um duo de voz e violão com Lucas Telles com o qual lançou o disco autoral Varanda Aberta, apresentando um repertório que passeia pelo baião, afro-samba, valsa, bolero.

Todas as 11 músicas  do seu 1° disco “Varanda Aberta” eram inéditas e compostas por mulheres. Deh assina nove canções deste disco, algumas sozinha e outras em parceria com Luana Aires, Irene Bertachini, Michelle Andreazzi, Déa Trancoso, Leonora Weissmann, entre outras.

Lucas Telles é um premiado violonista, compositor e arranjador, e fundador do grupo de choro Toca de Tatu . No início de 2020, Deh lançou em parceria com Lucas, o samba “Tempo da Estiagem”, que cuidou dos arranjos e da produção da música. A composição é do mineiro Raphael Vidigal e do paulista Ronaldo Ferreira.

Deh é idealizadora de diversos projeto feministas na musica. Como o Coletivo de Compositoras A.N.A. (Amostra Nua de Autoras) ao lado de Irene Bertachini, e lançou o primeiro disco deste projeto em 2014, com participação de Ná Ozzetti e Déa Trancoso.

O movimento Mulheres Criando surgiu a partir de uma iniciativa da cantora Deh Muss com o fim de romper com o imaginário de que existem poucas mulheres criando sua própria arte. Por meio do movimento, mulheres compartilharam no mesmo dia vídeos na internet com performances de suas próprias composições, a partir da hashtag #mulherescriando.

Desse movimento surgiu a vontade e necessidade de mostrar essas mulheres ao vivo, resultando na 1ª Mostra Mulheres Criando, de produção das compositoras e cantoras Deh Mussulini, Bia Nogueira, Karine Amorina e Flávia Ellen. Foi também dessa hAshtag #mulherescriando que surgiu o maior festival de Compositoras do mundo: o Sonora Festival Internacional de Compositoras, idealizado por Deh Muss, que é coordenado mundial deste projeto.

A cantora que já foi vocalista e guitarrista de várias bandas de rock, entre elas a Hard Dolls, só de mulheres. Integrou vários projetos musicais, destacando-se: o grupo Nem Secos; Gustavito e Di Souza. Em 2017, Deh Mussulini, foi selecionada pela Terra Una – ONG que promove e apoia ações que visam a sustentabilidade ecológica – para uma residência artística.

Site Oficial: https://www.dehmuss.com.br/?

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)