Arábia Saudita tem como objetivo emissões de carbono zero até 2060
A Arábia Saudita anunciou que pretende atingir a emissão líquida zero de gases de efeito estufa até 2060. O país é um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
O anúncio foi feito em um fórum internacional sobre mudança climática na capital Riad, no sábado (23). Autoridades governamentais e industriais de outros países estavam participando.
Em uma mensagem em vídeo, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman disse que seu país pretende alcançar a taxa zero no ano de 2060 através da abordagem da economia circular de carbono.
Ele também anunciou a intenção da Arábia Saudita de aderir a uma iniciativa liderada por Washington e outros para reduzir as emissões globais de metano em pelo menos 30% até 2030.
Os cientistas dizem que o metano tem mais de 20 vezes o impacto no aquecimento global do que o dióxido de carbono.
A saída de uma economia baseada no petróleo seria um desafio para a Arábia Saudita, dada a dependência do país do petróleo em 60% de sua receita estatal.
Mesmo assim, a Arábia Saudita mostrou sua determinação de enfrentar o aquecimento global, antes da conferência da ONU sobre o clima, conhecida como COP 26. A conferência será aberta no final deste mês.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am