Trio Gato com Fome chega “SEDENTO” por SAMBA
Trio Gato com Fome chega “SEDENTO” por SAMBA em 2021, prestes a completar 15 anos de carreira. Formado por Cadu Ribeiro: Pandeiro e Voz / Gregory Andreas: Cavaquinho e Voz / Renato Enoki: Violão 7 Cordas e Voz, o novo álbum foi gravado em 2019. “SEDENTO” é o terceiro disco da carreira do Trio, e tinha lançamento previsto para abril do ano passado, mas por conta da pandemia, chega ao público somente agora, em formato físico (CD) e também em todas as plataformas digitais.
Com repertório totalmente autoral, o disco conta com as participações especais do cantor carioca João Cavalcanti na faixa “Responderei Sambando” e do paulista Carlinhos Vergueiro, amigo e parceiro de samba e futebol, na faixa Cantei meu samba, cuja autoria também divide com Cadu e Gregory.
Distribuídos nas 11 faixas, aparecem também grandes músicos convidados pelo Trio, como Osvaldinho da Cuíca, padrinho do conjunto e presente nos dois primeiros discos, Julio Cesar (percussão), Alexandre Ribeiro (clarinete), João Poleto (saxofone), Allan Abbadia (trombone), Marcos Alma (piano e rhodes), entre outros. Neste novo trabalho, além do repertório autoral, o Trio assina também a direção musical e os arranjos (com exceção da faixa “Minha vez no Festival”, com arranjo de Conrado Bruno).
Cheio de balanço e bom humor, o Trio Gato com Fome apresenta em SEDENTO muitas novidades, evidencia sua devoção ao samba e traz uma série de referências a grandes artistas do samba como Moreira da Silva, destacando os sambas de breque “Minha vez no Festival” e “Sedento”, e aos grandes conjuntos vocais, como Anjos do Inferno, na faixa “Vou de samba”.
O TRIO GATO COM FOME nasceu em 2006 fazendo apresentações na cidade de Guarujá. Em seguida se apresentou em diversos palcos da noite paulistana, realizou uma turnê pela Europa com shows em Roma e Berlim, e participou de duas temporadas em navios de cruzeiro da companhia MSC, até entrar em estúdio no ano de 2010 para gravar seu primeiro CD. O disco, auto intitulado, foi lançado em 2011 e contou com as participações de Rolando Boldrin, Osvaldinho da Cuíca, Canarinho e do locutor esportivo Ulisses Costa.
Em 2013 o Trio participou de um show em homenagem ao sambista baiano Riachão e, nos anos seguintes, passou a fazer parte da banda que acompanhou o cantor e compositor até o fim de sua vida, realizando shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador. No ano de 2015 o Trio lançou seu segundo álbum, “Em busca dos sambas de Raul Torres”, projeto realizado com apoio do Proac SP, em homenagem ao compositor paulista de Botucatu. O disco rendeu ao Trio a indicação ao Prêmio da Música Brasileira de 2016, na categoria melhor grupo de samba.
Em 2017 o Trio realizou uma série de shows em homenagem ao centenário do compositor Denis Brean, já presente no repertório do Trio desde seu primeiro disco, com a gravação do samba “Boogie Woogie na Favela”. Em 2018, o conjunto passou a explorar seu repertório autoral, compondo e experimentando as canções nos shows, lapidando os arranjos, e finalmente, em 2019, voltou ao estúdio para a gravação do terceiro álbum, SEDENTO.
O novo trabalho trouxe 3 videoclipes, das músicas “Responderei sambando” (fev/2020), com participação do cantor carioca João Cavalcanti, “Cantei meu samba”(mar/2020), com participação de Carlinhos Vergueiro e “Vou de samba” (ago/2021). Ao longo de sua trajetória o Trio já se apresentou ao lado de no-mes como Jair Rodrigues, Moacyr Luz, Alcione, Wilson Moreira, Martinho da Vila, Osvaldinho da Cuica, Riachão, Edil Pacheco, Nelson Sargento, Fabiana Cozza, Carlinhos Vergueiro, Nelson Rufino, Velha Guarda do Camisa Verde e Branco, Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde, entre outros.
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am