Taiwan pretende aumentar o orçamento da defesa
O Gabinete de Taiwan aprovou um projeto de lei de defesa que autorizaria gastos adicionais na capacidade de dissuasão em meio à crescente atividade militar chinesa em torno de Taiwan.
O Gabinete aprovou o projeto de lei nesta quinta-feira (16) para um orçamento especial de até 240 bilhões de New Taiwan Dolar, ou cerca de 8,65 bilhões de dólares americanos, durante os próximos cinco anos. O projeto de lei precisa ser aprovado pelo parlamento.
O montante seria além dos gastos recorde planejados para a defesa de Taiwan de cerca de 17 bilhões de dólares americanos compilados no mês passado, para o ano fiscal de 2022.
Taiwan usaria os fundos extras para comprar equipamentos, tais como mísseis anti-navio, sistemas de defesa aérea e pequenos navios de guerra. A primeira das mais novas corvetas da classe Tuo Chiang- foi comissionada na semana passada.
Em 2019, Taiwan adotou legislação para um orçamento especial para adquirir dezenas do último modelo de caça F-16 dos Estados Unidos.
Mas Taiwan disse que o último projeto de lei também proporcionaria oportunidades de negócios para as empresas nacionais, permitindo a compra de equipamentos desenvolvidos domesticamente. As autoridades taiwanesas estão pedindo ao legislador que priorize o projeto de legislação em suas deliberações.
Analistas dizem que Taiwan está pronta para aumentar os esforços para implantar mísseis de longo alcance e outros equipamentos, observando que sua revisão de quatro anos do programa de defesa, em março, enfatizou a melhoria da capacidade de ataque de longo alcance.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am